Encceja: Inscrições são prorrogadas até segunda-feira (25/01)

Hoje de manhã, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou uma nota sobre a prorrogação do prazo de inscrição no Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A princípio, o período de inscrição no exame era entre o dia 11 e 22 de janeiro de 2021. Agora, a data limite é dia 25 de janeiro, às 23h59, na próxima segunda-feira. A prova será realizada em todos os estados brasileiros pelo INEP no dia 25 de abril.

Inscrições Encceja 2021O que é o Encceja?

É um exame destinado para adultos que voltaram a cursar o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental. Geralmente, estes estudantes cursam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Essa etapa da vida é escolar é adaptada para atender estudantes mais maduros, abordando os mesmos conteúdos presentes no Ensino Fundamental ou Médio regular.

Esse exame é anual e é realizado gratuitamente pelo Governo Federal em todos os estados do país. Os candidatos que realizam o exame recebem um certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Requisitos para realizar o Encceja

Qualquer pessoa pode realizar o Encceja, desde que não tenha concluído os estudos no tempo regular. Assim, a realização desse exame é voluntária. No entanto, para obter o Certificado referente ao Ensino Fundamental é necessário que o candidato tenha pelo menos 15 anos de idade, ou 18 anos completos para realizar o exame referente à certificação do Ensino Médio.

Apesar de ser um exame gratuito, aqueles que não justificaram a ausência no exame do ano anterior, mesmo tendo se inscrito, terão de pagar uma taxa de R$40,00. Esse pagamento é feito através da Guia de Recolhimento da União (GRU) e a data de vencimento é dia 27 de janeiro de 2021. Nesses casos, a inscrição no exame somente será confirmada após o pagamento desta taxa. Esta guia pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

Como fazer a inscrição

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar a página do INEP, informar o número de seu CPF e data de nascimento. Em seguida, será necessário responder ao desafio das figuras, e clicar em ‘enviar’.

Na página seguinte, alguns dados já cadastrados do aluno serão apresentados e devem ser conferidos. Além disso, será necessário informar o endereço. A próxima página faz perguntas referentes sobre a necessidade de atendimento especial caso o aluno possua alguma deficiência física ou mental. Em seguida, deverá ser informado o tipo de certificado que o aluno busca, se é para o Ensino Fundamental ou Médio.

Por fim, é necessário confirmar as informações do candidato e clicar em ‘próximo’. Esse passo é muito importante, pois as únicas informações que poderão ser alteradas são: a cidade onde o aluno deseja realizar o exame, o nível de ensino para obter a certificação ou declaração parcial de proficiência, e quais provas pretende realizar dentro do prazo de inscrição. Além disso, o candidato não deve ser esquecer de anotar seu número de inscrição.

Justificativa de Ausência no Encceja 2019

Os candidatos que faltaram ao exame anterior terão de preencher um formulário socioeconômico e então será gerado uma guia para pagamento pelo GRU.

Como acessar o login

Na página do participante Encceja,  o candidato deve inserir o CPF e senha de cadastro e depois confirmar, clicando na figura solicitada. Nessa página, o aluno tem acesso a informações sobre a prova, o horário e local de exame, e data de divulgação do resultado.

Documentos emitidos pelo Encceja

O principal documento emitido pelo exame é o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Para isso, o candidato deve ter obtido a nota mínima nas provas objetivas e na redação. Quando o candidato atinge a nota mínima em pelo menos uma dessas provas, é emitido uma declaração parcial de proficiência.

Apesar das provas serem formuladas pelo INEP, a emissão do certificado é de responsabilidade da Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação.

A prova do Encceja possui quatro provas objetivas que possuem nota mínima de 100 pontos, além de uma redação cuja nota mínima é de 5 pontos.

Deixe seu comentário

20 + onze =