Estudar para o ENEM 2021: Principais Assuntos, Tema da Redação e Dicas de Simulados

O dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é um grande evento no Brasil. Muitos estudantes que sonham em ingressar na universidade federal ou mesmo em conseguir uma bolsa de estudos na faculdade privada ficam ansiosos por fazerem a prova e, claro, alcançar um desempenho positivo. Mas para isso é preciso muito estudo.  

A maioria dos candidatos passa meses se preparando. Já outros não conseguem se dedicar por tanto tempo. Seja qual for o seu caso, sempre vale a pena revisar os principais assuntos que serão cobrados no Enem 2021 e, se possível, fazer alguns simulados. Vale lembrar que as provas tradicionais acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto as digitais – voltadas para candidatos treineiros – estão marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Principais assuntos 

Se você se inscreveu para o Enem 2021 pela primeira vez precisa estar ciente de que essa prova é de conhecimentos gerais. Ela é uma das formas mais acessíveis de acesso à universidade, pois é desenvolvida de acordo com a matriz curricular do Ministério da Educação (Mec). Isso significa que as questões são baseadas no que é ensinado para os alunos até o 3º ano escolar.  

As perguntas de Matemática geralmente envolvem sistemas de medidas, ângulos, cálculo de distância e análise de gráficos. Enquanto isso, no caderno de Linguagens você deve encontrar interpretação de texto, ortografia, modernismo e figuras de linguagem. Para Ciências Humanas não se esqueça de ler sobre a história da revolução informacional, revolução industrial e formação do Brasil. E em Ciências da Natureza você precisará dominar mol, ligações químicas, eletricidade, genética e geração de energia, por exemplo. 

ENEM 2020

Tema da redação 

É importante você tenha o máximo de informação sobre a atualidade para fazer a redação dissertativa. O Enem sempre propõe assuntos que levam em conta a situação social, econômica e política do país. Logo, é essencial consumir noticiário, seja pela internet, rádio ou televisão, e ficar atento ao que está em alta. 

A lista abaixo contém os tópicos mais comentados dos últimos meses, qualquer um deles tem grandes chances de ser o tema da redação do Enem em 2021. Confira: 

  • Pandemia de Covid-19: são muitos desdobramentos sobre isso e é quase impossível saber de tudo. Mas é super importante confirmar o que você sabe. Busque se informar em sites confiáveis e tirar suas dúvidas o quanto antes. Muito cuidado com as fakenews sobre o coronavírus; 
  • Luta Antirracismo: o ano de 2020 registrou muitos episódios de intolerância à cor negra, o que gerou revolta e comoção na população brasileira e norte-americana. É preciso estar ciente da importância do movimento antirracismo e de quais medidas podem ser tomadas para combater esse crime; 
  • Manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS): a ameaça ao funcionamento da saúde pública no Brasil tem sido protagonista de muitas discussões recentes. Vale a pena relembrar que milhões de brasileiros dependem exclusivamente desse recurso para conseguir atendimento hospitalar.  
  • Educação à Distância: o famoso EaD foi outro desafio que a pandemia trouxe consigo, forçando uma adaptação tanto da parte dos professores, quanto da parte dos alunos. Muito se questiona sobre a aplicabilidade dessa forma de ensino, já que a realidade econômica de muitas famílias sequer permite o acesso à internet. 

Dicas de Simulados 

Exame Nacional do Amigo Edu (ENAE) é uma prova que tem os mesmos parâmetros de avaliação e correção que o Enem, por isso ela é ideal para quem quer fazer um simulado. Em 2021 o ENAE está marcado para o dia 9 de janeiro e o resultado sai dentro de 3 dias úteis. A inscrição no ENAE é gratuita e deve ser feita pelo site, assim como a prova em si. 

Outra opção de simulado é a do Brasil Escola. Primeiro você se cadastra no site para ter acesso aos testes, cada um deles tem 45 questões e podem ser feitos a qualquer hora. Lá, é possível ainda escolher a área do conhecimento em que você quer ser avaliado. É uma boa maneira de reforçar as matérias onde há mais dificuldade de aprendizado. Quem quiser fazer todas matérias de uma vez só também pode, há um caderno de provas com 180 perguntas baseadas no Enem. 

  Leia também: Cronograma ProUni 2021

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário