FIES 2021.1: Entenda como vai funcionar o FIES 2021 (INscrições, Candidatos, Prazos, Expectativas)

Todos os anos os estudantes de o Brasil se preparam para o já conhecido FIES – Fundo de Financiamento Estudantil -, programa que ajudou com que milhares de pessoas possam adentrar em um curso de ensino superior, mesmo que não tenha as condições financeiras mais propícias, comprovando assim que qualquer um pode ter a chance de ter um diploma.

Como sempre, o programa pode despertar muitas dúvidas em pessoas que nunca aplicaram ou nem sabem como funciona, portanto, caso você queira saber melhor sobre todo o processo, veja abaixo um guia completo do mesmo e fique por dentro.

FIES 2021.1: Como vai funcionar?

FIES 2021.1: Como vai funcionar?

O Ministério da Educação – MEC -, seguindo o cronograma do FIES 2021, irá abrir as inscrições para a primeira edição do programa neste ano, que contará com 93 mil vagas de financiamento, sendo que 40 mil são destinadas apenas para a primeira edição.

São ofertados cerca de 28 mil cursos de graduação em mais de 1400 instituições privadas de educação superior em todo o Brasil.

É importante lembrar que caso não se consiga uma vaga na primeira edição, no segundo semestre de 2021 está prevista a segunda versão, que garante mais algumas vagas para os interessados.

Como fazer minha inscrição do FIES 2021?

As inscrições para se inscrever no processo seletivo do FIES para a edição do 1º semestre do ano de 2021 podem ser realizadas dentro do período de 26 de janeiro até o dia 29 de janeiro de 2021, até o horário limite das 23h59, diretamente no site do FIES.

Assim como previsto no cronograma, o resultado dos pré-selecionados e também dos escolhidos estará na chamada única assim como os que estão na lista de espera, sendo o mesmo divulgado no dia 2 de fevereiro de 2021.

Como funciona o complemento da inscrição?

O candidato que for pré-selecionado para o FIES tem entre os dias 3 até 5 de fevereiro de 2021 para conseguir complementar sua inscrição, portanto, é interessante ficar sempre de olho no calendário.

Quem são as pessoas que podem se inscrever no FIES?

Segundo o MEC, podem se inscrever no processo seletivo do FIES aqueles candidatos que tenham participado do Enem contando a partir da edição do ano de 2010, sendo necessário:

  • Ter nota média aritmética das notas da prova igual ou acima de 450 pontos;
  • Ter nota superior a zero na redação;
  • É preciso ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de no máximo três salários mínimos.

Por isso, se você estiver em dúvidas sobre se pode ou não fazer o seu processo do FIES, estes são os pré-requisitos necessários.

Fies 2021 Segundo Semestre: Como Funciona?

O Ministério da Educação tem como previsão a abertura dos processos seletivos tanto do Prouni quanto do FIES para o segundo semestre, sendo realizado logo em seguida a edição do Sisu 2021, ou seja, depois de ser realizada a divulgação do resultado do Enem no ano de 2020, que está prevista para o dia 29 de março.

No FIES é possível também disputar demais vagas os candidatos que tenham notas registradas das demais edições do Enem, contando a partir do ano de 2010.

Calendário do FIES Primeiro Semestre de 2021

O calendário do FIES do primeiro semestre de 2021 já foi divulgado, veja mais abaixo:

  • Período de inscrição: de 26 a 29 de janeiro de 2021;
  • Data do resultado: 2 de fevereiro de 2021;
  • Data da complementação da inscrição para os pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021;
  • Data da convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

O FIES é um programa criado pelo Ministério da Educação no ano de 2001, do qual possui como principal objetivo gerar a concessão do financiamento de estudantes para cursos superiores em instituições particulares, sendo usado como método de seleção as notas do Enem.

Dessa forma, fica muito mais acessível para que pessoas de todos os cantos do Brasil possam ter acesso a educação de qualidade, além de uma possibilidade de conseguir parcelar o valor em uma data mais alongada, facilitando assim o período do curso.

Fique sempre de olho em nosso site para receber mais informações sobre todo o processo, além de demais atualizações sobre educação no geral.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário

nove − dois =