Gabarito Enem 2020: Divulgado o gabarito oficial. Confira!

O Gabarito do Enem 2020 (prova versão impressa) foi divulgado hoje, 27/01, por volta das 17h no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para acessar, basta clicar aqui.

Devido a mudanças que aconteceram na edição do Enem 2020 não é mais possível calcular a nota com base nos acertos. A partir desse edição, um novo método de correção foi adotado pelo MEC. Esse método é conhecido como TRI (Teoria de Resposta ao Item) e tenta evitar que os candidatos que “chutaram” respostas tenham êxito no resultado do Enem.

Como funciona o TRI?

O objetivo do TRI é entender o desempenho do candidato e não basear o resultado final apenas no número de acertos – com isso, o TRI é capaz de entender quando um candidato foi coerente na escolha da resposta com base no desempenho anterior à questão. Portanto, candidatos “chutadores” ou aqueles que acertam “por acaso” terão uma pontuação menor – mesmo acertando a questão.

No Enem 2020 o TRI vai buscar entender a seguinte lógica:

  • O candidato errou 3 questões consideradas fáceis;
  • O candidato acertou 4 questões consideradas difíceis;
  • O Sistema TRI atribuirá um valor menor para os acertos (entendendo que houve um acaso ou chute);
  • Com isso, um candidato com menos acertos pode ter uma nota maior – caso o TRI entenda que há uma coerência nos erros e acertos.

Resultado oficial do Enem 2020

Por conta do novo método de correção do Enem 2020 não é possível chegar em uma nota final apenas consultando o gabarito do Enem. O candidato terá que esperar a divulgação oficial para saber sua nota.

O resultado do Enem 2020 será divulgado pelo Inep no dia 29/03. Essa é a data oficial, inclusive, para os candidatos que participaram da reaplicação da prova do Enem.

Cronograma do Enem 2020

  • Prova digital: 31/01 e 7/02
  • Reaplicação da prova: 23/02 e 24/02
  • Resultados: 29/03

Confira todas as informações sobre o Enem no Folha do Sul.

 

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

2 × 2 =