Gabarito ENEM 2021 – Quando sai e onde consultar

Com exceção do Amazonas, pessoas de todos os estados do Brasil estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova tradicional está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão digital vai acontecer mais para frente, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, apenas para treineiros. No total, são 5 milhões de inscritos no evento. 

De acordo com o cronograma, o resultado do desempenho de cada participante será divulgado apenas no dia 29 de março. No entanto, se tiver pressa para saber de como se saiu na prova, saiba que é possível fazer a correção das questões com base no gabarito do Enem 2021, que é publicado bem antes. 

Para fazer essa comparação e ter mais ou menos ideia da quantidade de acertos, você vai precisar guardar consigo os dois cadernos de prova. Mas lembre-se de que só é permitido levar esse material para casa os candidatos que deixarem a sala nos 30 minutos finais. 

Gabarito Enem 2021

Quando sai? 

Segundo as informações declaradas no edital do Enem 2021, os gabaritos com as respostas oficiais serão disponibilizados na internet dentro de três dias após a aplicação do exame. Isto é, até o dia 27 de janeiro referente ao Enem tradicional, e até dia 10 de fevereiro no caso do Enem digital.  

Onde consultar? 

Para conferir o gabarito do Enem 2021 o participante deverá acessar portal online do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) ou o aplicativo da instituição, que é gratuito e pode ser baixado em celular iOS ou Android. 

Como calcular a nota? 

O cálculo para se chegar ao resultado da pontuação do Enem não é tão simples assim. Quem apenas somar os acertos vai chegar a um valor diferente da banca responsável pela correção, uma vez que eles usam como base o sistema de Teoria de Resposta ao Item, também conhecido como Tri. Mas afinal, do que se trata? 

O Tri é uma metodologia estatística que tem como intuito tornar a prova mais justa, pois é capaz de identificar quais questões o candidato acertou por palpite, e quais questões ele realmente sabia a resposta. Dessa forma, se a pessoa errar as perguntas fáceis e acertar as difíceis, por exemplo, o sistema automaticamente entende que os acertos foram cometidos por pura sorte, e então desconsidera a pontuação. 

Como usar a nota do Enem? 

A nota do Enem é um dos critérios mais utilizados para a seleção de pessoas que desejam ingressar no ensino superior, seja na condição de bolsista em faculdade privada, ou como aluno de universidade pública. Os programas do Governo Federal que têm maior destaque por viabilizar o acesso à graduação – a partir da nota do Enem – são o Sisu, o Prouni e o Fies. 

Com eles, mesmo quem não tem condição financeira de pagar os estudos pode conseguir o diploma, mas primeiro precisa cumprir o requisito de ter feito o exame. No geral, a nota mínima cobrada é de 450 pontos para as questões objetivas e mais que zero para a redação. 

 Leia também: Inscrições para o ENEM Seriado 2021: como fazer e quais as regras

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

2 × um =