Encceja 2021: inscrições terminam nesta sexta-feira

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como Encceja, é uma avaliação que aborda conhecimentos gerais, voltada exclusivamente para aqueles que não conseguiram terminar o ensino fundamental ou médio durante a idade escolar. As inscrições já estão abertas e terminam nesta sexta-feira (22). 

A participação é voluntária e gratuita. No entanto, será cobrada uma taxa de R$40 para quem se inscreveu em 2019, mas não compareceu. É preciso ter no mínimo 15 anos para tentar a certificação de ensino fundamental, e 18 anos, no caso do ensino médio. Pessoas privadas de liberdade também podem fazer. 

Assim como o Enem, o Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prova é aplicada duas vezes ao ano em todo o território nacional. Em 2021 a primeira edição está agendada para 25 de abril. Ao alcançar a nota mínima o candidato recebe o certificado de conclusão de curso. 

Inscrições Encceja 2021

Formato da prova 

O Encceja é um conjunto de quatros provas, na verdade, e cada uma tem 30 questões de múltipla escolha. Além disso, está inclusa uma redação do gênero dissertativo-argumentativo. O tema, porém, só é revelado na hora e precisa ser seguido à risca para não ter a pontuação prejudicada.  

Quem se inscreve para a prova do ensino fundamental vai precisar saber sobre Ciências Naturais e Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes, Educação Física; Redação; História e Geografia. 

Já o conteúdo de ensino médio é baseado nas disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

No dia do Encceja os portões se abrem às 8h e fecham às 8h45. Os participantes têm o turno da manhã e o da tarde para resolverem todas as questões, sendo que a prova é entregue às 9h e recolhida às 13h. Depois de um intervalo, os participantes deverão estar em sala novamente às 14h30, de onde sairão somente às 20h30. Ao todo, o tempo de prova é de 11h. 

Como fazer a inscrição? 

A inscrição é online, pelo site oficial do EnccejaDepois de acessar, siga o passo a passo: 

  • Selecione a opção “Inscrição”; 
  • Insira o número de CPF e data de aniversário; 
  • Clique em “Enviar”; 
  • Informe os dados pessoais que são solicitados; 
  • Comunique a necessidade de atendimento especializado durante provas (como no caso que pessoas com cegueira, deficiência auditiva e outros); 
  • Informe o nível da prova que quer realizar (fundamental ou médio); 
  • Preencha o questionário socioeconômico; 
  • Confira se os dados de contato estão corretos e se são atuais; 
  • Clique em “Finalizar”, e pronto. 

Feito isso o participante vai ser notificado com o número de inscrição, o qual é aconselhável anotar ou salvar. Vale lembrar, ainda, que o local de prova só pode ser alterado enquanto durar o período de inscrição. Por isso, é bom estar convicto de onde deseja fazer. 

Quem for participar deve se cadastrar também no Portal do Governo Federal, já que o Encceja está associado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal, cuja intenção é integrar as plataformas digitais dos órgãos públicos. 

Leia também: Cursos de Inglês Gratuito – Como Aprender um novo idioma sem precisar gastar 1 centavo

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

20 + 19 =