IPVA 2021 CE: Descontos Especiais para quem pagar o IPVA até sexta-feira (29/01)

O Detran do estado do Ceará afirmou que os contribuintes que providenciarem o pagamento do IPVA até a próxima sexta-feira poderão receber descontos significativos no valor total do tributo.

Detran CE

O Departamento de Trânsito do estado do Ceará comunicou aos proprietários de veículos que os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores realizados em cota única até o dia 29, sexta-feira, terão desconto de 5%.

Até o momento, o Detran CE registrou aproximadamente 270 mil pagamentos do IPVA no estado. A expectativa para este ano é de que o tributo arrecade cerca de R$1 bilhão entre os mais de 2 milhões de contribuintes.

Vale ressaltar que do valor total arrecadado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cerca de 50% é destinado aos respectivos municípios de cadastro dos veículos a fim de abastecer setores da saúde, educação, infraestrutura e outros.

Como pagar o IPVA 2021 Detran CE

Os contribuintes do estado do Ceará devem realizar o pagamento do IPVA 2021 por meio de boletos. Para ter acesso ao documento basta entrar no aplicativo Ceará App ou Meu IPVA. Outra alternativa é baixar o boleto diretamente no site da Secretaria da Fazenda.

Nas agências bancárias também é possível pagar o IPVA. Para isso, basta informar o chassi ou Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa do veículo e o pagamento será feito automaticamente.

Proprietário deve se planejar para não perder o prazo

Em comparação com o ano passado, em 2021 o IPVA sofreu uma redução no valor de aproximadamente 5%. 

Contudo, a Sefaz divulgou os valores das alíquotas e este ano elas são de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. Os automóveis e caminhonetes possuem alíquota de 3%. Os ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras e de autoescolas pagam 1%.

Isenção

Apesar de haver descontos para contribuintes e o pagamento ser realizado de acordo com as alíquotas, existe uma parcela dos proprietários de veículos que estão isentos do pagamento do IPVA.

Entre essa parcela encontram-se pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos fabricados há mais de 15 anos.

Prazos

Em relação aos prazos determinados aos contribuintes para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores as datas podem ser acompanhadas abaixo:

  • Cota única com desconto de 5%: pagamento até 29 de janeiro;
  • 1ª parcela: pagamento até 10 de fevereiro;
  • 2ª parcela: pagamento até 10 de março;
  • 3ª parcela: pagamento até 12 de abril;
  • 4ª parcela: pagamento até 10 de maio;
  • 5ª parcela: pagamento até 10 de junho.

O contribuinte que optar pelo parcelamento em até cinco vezes do pagamento do IPVA deve se programar, pois o valor de cada parcela não poderá ser menor que R$100.

Além do IPVA, os donos de automóveis devem se atentar para o pagamento de outros serviços essenciais, como licenciamento e seguro obrigatório DPVAT. Também é necessário regularizar multas e outros débitos.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

14 − doze =