IPVA 2021 PR – Veja o calendário com os próximos vencimentos

O vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está acontecendo durante esta semana no Paraná (PR) para quem deseja pagar em cota única. O calendário com os próximos vencimentos também segue o critério de numeração da placa do carro. Fazendo o pagamento na data indicada os proprietários de veículos têm 3% de desconto sobre a cobrança. 

A princípio, a intenção do Departamento de Trânsito (Detran) do estado era fazer a arrecadação na semana anterior, entre os dias 18 e 22 de janeiro. No entanto, o prazo foi contestado por motivo de instabilidade no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), onde o boleto é impresso. A Receita Estadual do Paraná acatou o pedido de adiamento. 

Vale ressaltar que assim como no ano passado, em 2021 os boletos não estão sendo enviados para os endereços indicados pelos donos dos veículos. A guia de pagamento deve ser acessada exclusivamente via internet.  

IPVA 2021 PR

O novo calendário de vencimentos 

Agora, com a mudança, todos os donos de veículo deverão seguir o novo calendário de vencimentos. As datas são referentes a segunda passada e à próxima sexta-feira. Veja: 

Último dígito da placa 

Data limite para pagamento 

1 e 2 

25/1 

3 e 4 

26/1 
5 e 6 

27/1 

7 e 8 

28/1 
9 e 0 

29/1 

Os condutores que não puderem pagar neste momento deverão pedir o parcelamento. A novidade é que será possível dividir em até cinco vezes. Até 2020 o limite de parcelas eram três.  

A decisão de flexibilizar o prazo foi da Sefaz, já que muitas pessoas tiveram suas rendas afetadas com a crise sanitária do novo coronavírus. Todavia, quem optar por essa forma de pagamento perde o direito ao desconto. 

Confira a seguir o cronograma de pagamento parcelado do IPVA 2021 no PR: 

Último dígito da placa 

1ª parcela  2ª parcela  3º parcela  4ª parcela  5ª parcela 
1 e 2  25/1  18/2  18/3  19/4 

18/5 

3 e 4 

26/1  19/2  19/3  20/4  19/5 
5 e 6  27/1  22/2  22/3  22/4 

20/5 

7 e 8 

28/1  23/2  23/3  23/4  21/5 
9 e 0  29/1  24/2  24/3  26/4 

24/5 

Como pagar? 

Para visualizar o documento no site da Sefa, basta clicar na opção “Serviços” e em seguida selecione “Consultar Débitos do IPVA”. Daí será solicitado o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). 

De acordo com o governo do Paraná os contribuintes podem fazer o pagamento tanto nos caixas eletrônicos, quanto nos demais canais de atendimentos em qualquer uma das instituições conveniadas: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop. 

Qual o valor? 

O IPVA é um imposto que se aplica a todos os veículos que circulam em via terrestre e é obrigatório. A quantia cobrada é definida pelo governo com base no valor venal do bem. Entre as considerações feitas, são analisados o modelo e o ano de fabricação.  

O resultado vem depois de multiplicar o valor venal com alíquota do ano vigente. Atualmente, esta é a porcentagem base para o cálculo do IPVA no Paraná: 

  • 3,5%: carros e motos. 
  • 1%: ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV. 

Do montante arrecadado com os pagamentos do IPVA PR, 40% fica como verba para o governo do estado, já os outros 40% são destinados ao município onde os veículos foram registrados. Os 20% que sobram são enviados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). 

Leia também:  Créditos do Nota Paraná podem ser transferidos para pagamento do IPVA

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

nove − dois =