IPVA será cobrado a partir de fevereiro no DF

Proprietários de veículos que residem no Distrito Federal devem se programar para o pagamento do IPVA 2021. O imposto começa a ser recolhido a partir desde mês e o não pagamento pode acarretar em uma série de consequências.

IPVA 2021 DF

Na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, a Secretaria de Economia do Distrito Federal divulgou no Diário Oficial a portaria que estabelece o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores deste ano.

O IPVA, como é comumente chamado pela maior parte da população, deve começar a ser recolhido a partir de fevereiro em toda a região. 

Pagamento do tributo é obrigatório exceto em casos de isenção

O órgão responsável ainda informou que os boletos já foram impressos e serão enviados diretamente para as residências de todos os donos de veículos.

Um detalhe importante em relação ao pagamento do tributo é que os contribuintes que optarem pelo recurso Nota Legal têm até o dia 31 de janeiro para manifestar a indicação.

Além disso, os mesmos contribuintes deverão fazer o download do documento com o desconto programado diretamente no site do programa ou da secretaria para realizar o pagamento.

Como pagar o IPVA 2021 DF

Para realizar o pagamento do IPVA desde ano no Distrito Federal basta que o dono do veículo se dirija a um banco credenciado e apresente o número do Renavam no caixa ou no guichê de autoatendimento.

Outra opção é realizar o procedimento pela internet de acordo com as orientações estabelecidas pelo Detran da região.

Calendário de pagamento

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode ser pago em parcela única ou em até três vezes. Contudo, a data de vencimento é definida de acordo com o dígito final da placa do veículo. Acompanhe:

  • Placas com finais 1 ou 2 : 22 de fevereiro e março; e 26 de abril;
  • Placas com finais 3 ou 4: 23 de fevereiro e março; e 27 de abril;
  • Placas com finais 5 ou 6: 24 de fevereiro e março; e 28 de abril;
  • Placas com finais 7 ou 8: 25 de fevereiro e março; e 29 de abril;
  • Placas com finais 9 ou 0: 26 de fevereiro e março; e 30 de abril.

Em relação aos valores, as parcelas deverão ser iguais e sucessivas e não podem ter valor inferior a R$50. Se por acaso o valor do IPVA for menos que R$100 a cobrança será feita em cota única.

Existem ainda os veículos que são isentos do pagamento do IPVA. A isenção é oferecida aos automóveis fabricados há mais de 15 anos e para outras categorias como:

  • Pessoa com Deficiência;
  • Motofrete;
  • Taxista;
  • Estados Estrangeiros e seus Funcionários Estrangeiros;
  • Organismos Internacionais e seus Funcionários Estrangeiros;
  • Transporte Coletivo Escolar ou Público ou Trator de Roda, de Esteira ou Misto.

Para solicitar a isenção o proprietário do veículo deve entrar no site oficial do Detran da região e seguir as orientações oferecidas de acordo com a categoria desejada.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

vinte − dezessete =