Leilões do Detran MG: Polícia Civil abre inscrições para interessados em participar dos leilões em 2021

Comprar carro em leilão é uma boa oportunidade para quem quer economizar ou aproveitar ofertas. No caso do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG) o leilão é feito em parceria com a Polícia Civil e os interessados podem se inscrever no site oficial para participar do evento.

Se você está interessado em participar do leilão de veículos do Detran MG confira neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre como vai funcionar o leilão de 2021.

Como funciona o leilão de carros do Detran

Os leilões de carros são práticas comuns aos Departamentos de Trânsito de todos os estados, bem como em Minas Gerais. Este ano, em uma ação conjunta à Polícia Civil da região, o Detran MG pretende promover o evento de forma virtual.

Entre os modelos de veículos cotados para o leilão estão os mais populares e tradicionais, os clássicos e os que necessitam de regulamentação para voltarem às ruas. Carros, motos, caminhões e outras categorias podem estar presentes.

A disposição dos veículos dependem das apreensões feitas pelo departamento de trânsito, isto é, entre as alternativas para compra estão propriedades com débitos no licenciamento ou IPVA.

Condições dos veículos: vale a pena comprar um carro de leilão?

Vale ressaltar que todos os automóveis fazem parte do quadro de apreensões realizadas pelo Detran MG por uma série de motivos, como violações à legislação ou por recuperação de furtos e roubos em que os proprietários não se manifestou dentro do prazo estabelecido.

Desse modo, antes que o automóvel seja oferecido para compor o classificado do evento é necessário realizar uma vistoria minuciosa de modo a identificar possíveis impedimentos para o leilão.

No entanto, se não houver impedimentos os veículos são categorizados como sucata ou como modelos conservados. Ambos são encaminhados para a estipulação de valores mínimos e disponibilizados para arremate.

De modo geral, os carros vendidos em leilões de departamentos de trânsito (não somente o de Minas Gerais) são leiloados abaixo do valor do mercado. Entretanto, como não são vistoriados fica a critério do comprador colocar na ponta do lápis para saber se a compra vale mesmo a pena.

Como funciona o leilão do Detran MG

Os leilões de automóveis virtuais atuam do mesmo modo que os eventos presenciais, porém, todo o procedimento é realizado pela internet.

Basicamente, os leiloeiros apresentam as opções aos interessados, bem como suas respectivas descrições e valores mínimos para lance. Em seguida, as pessoas anunciam seus lances e aquele que garantir a maior proposta fica com o veículo.

Após arrematar o automóvel o comprador deve realizar o pagamento no prazo estabelecido e nas condições acordadas entre ambas as partes. É importante dizer que também podem existir custos com a documentação e transporte do veículo, coisas que são de responsabilidade do comprador.

A documentação de transferência é emitida pelo próprio Detran MG e deverá ser assinada e reconhecida em cartório em até 30 dias para tornar a compra válida.

Como participar do leilão?

Agora que você já sabe como um leilão virtual de automóveis funciona, é hora de se planejar para participar do evento promovido pelo Detran MG em parceria com a Polícia Civil.

Antes de tudo, os interessados devem realizar um cadastro no site oficial do Detran MG. Para isso, basta entrar na aba veículos e, posteriormente, em leilões e seguir as orientações indicadas na própria página para pedir o registro de arrematante. Confira aqui o calendário de leilões do Detran MG. 

Após realizar esse procedimento é importante ativar a conta por meio de um link de acesso que será fornecido pela plataforma diretamente no e-mail do interessado. Em seguida, será necessário preencher um formulário eletrônico com dados pessoais e criar um login e senha.

Vale ressaltar que as pessoas interessadas no leilão também devem anexar ao portal as cópias da identidade, CPF e comprovante de residência.

Veja o passo a passo do leilão no site do Detran MG.

como participar leilão detran

Como comprar carro no leilão do Detran?

Após realizar todos os procedimentos de cadastro o Detran analisará as informações e poderá habilitar ou não, a participação do interessado no leilão de acordo com os critérios que julgar relevantes.

Caso ocorra a aprovação o participante terá acesso aos futuros leilões, bem como às imagens dos veículos e possibilidades de lances.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

3 × 4 =