Lista de Espera Prouni 2021

O candidato do ProUni 2021 que não conseguir uma vaga  no curso desejado por meio do processo seletivo convencional poderá se candidatar para a lista de espera. O procedimento deve ser feito pela internet e o resultado será divulgado em fevereiro.

Lista de espera ProUni 2021

A lista de espera do ProUni 2021 é uma oportunidade para os candidatos que não são aprovados nas etapas tradicionais do Programa Universidade para Todos.

De modo geral o ProUni terá duas etapas de seleção sendo que na primeira chamada serão divulgados os nomes dos candidatos aprovados na fase principal. 

No entanto, o período de aprovação e de matrícula não caracteriza o total preenchimento das vagas e, por isso, nem todas serão ocupadas por uma série de motivos pessoais ou burocráticos por parte dos candidatos.

Por conta disso, poderá ocorrer uma segunda chamada com novos candidatos aprovados para o programa e algumas vagas serão preenchidas.

Porém, ainda assim sobrarão algumas vagas e essas serão disponibilizadas para os candidatos que estiverem na lista de espera ProUni 2021.

Como participar da lista de espera ProUni 2021

Para que o candidato possa participar da lista de espera do ProUni, é importante que ele ou ela manifeste esse interesse diretamente na página oficial do ProUni na internet. 

Contudo, é importante se atentar para o período da candidatura que será entre os dias 18 e 19 de fevereiro.

Quando o candidato entrar no portal oficial do ProUni para efetuar a candidatura para a lista de espera ProUni 2021 é fundamental que ele ou ela tenha em mãos o número de inscrição e senha.

 

Candidatos devem chegar o resultado

Depois disso basta procurar e clicar na opção “participar da lista de espera”. O procedimento é considerado obrigatório para a conquista da bolsa de estudos, pois a lista de espera não é um processo que ocorre de forma automática.

Efetuada a candidatura para a lista de espera, o candidato deverá aguardar até o prazo de divulgação dos resultados. 

Vale ressaltar que é obrigação do candidato verificar a divulgação dos resultados. A checagem dos nomes aprovados será realizada diretamente nas instituições de ensino ao qual se candidataram.

Documentos ProUni

Depois de consultar os nomes aprovados na lista de espera ProUni 2021 os candidatos aprovados deverão comparecer às universidades com a documentação necessária para a efetivação da vaga.

Além disso, o candidato estará sujeito a uma série de pré-requisitos estabelecidos para a conquista das bolsas de estudos. Entre as normas determinadas pelos órgãos responsáveis pelo ProUni estão:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada em condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em rede pública e parcialmente em instituição privada em condição de bolsista integral;
  • Possuir alguma deficiência ou limitação enquadrada no regulamento;
  • Ser professor da rede pública de ensino, desde que no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública;
  • Ter renda familiar bruta mensal per capita no valor de 1,5 salário mínimo;
  • Entre outras.

Para saber mais informações sobre o ProUni 2021 basta entrar no site oficial do programa e consultar os campos para tirar todas as dúvidas.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

20 − dois =