Voltas às aulas 2021: escolas de Pernambuco abrem matrículas online

As matrículas para o ano letivo de 2021 em Caruaru, Recife e Olinda – cidades pernambucanas – já estão abertas. Pais e responsáveis que desejarem colocar os filhos nessas escolas devem realizar a inscrição o quanto antes. Como os casos de Covid-19 seguem em alta, a Secretaria de Educação do estado decidiu continuar com o distanciamento social. Assim, o processo das matrículas acontecerá apenas pela internet desta vez. 

Como são esperadas muitas crianças e adolescentes, foram implementadas algumas medidas a fim de viabilizar o atendimento virtual, entre elas está a criação de uma página na internet destinada somente às matrículas. Lá o adulto vai poder acessar um tutorial com o passo a passo do processo, para evitar que existam dúvidas e erros. 

Escolas de Caruaru 

Em Caruaru já está finalizado o período de pré-matrícula, que foi até o último dia 8, sexta-feira. De acordo com o cronograma, o resultado será divulgado ainda esta semana, do dia 13 ao dia 15. Cabe aos pais ou responsáveis dos alunos ficarem de olho no Portal Prefeitura Municipal para conferir o andamento. Por fim, entre os dias 13 e 22 de janeiro acontecerá a efetivação da matrícula para aqueles que tiverem cumprido os requisitos da inscrição.  

matrícula olinda, caruaru e recife

Escolas de Recife 

Primeiramente, vale lembrar que o período de pré-matrícula aconteceu no mês passado e já se encerrou. Agora, cabe aos representantes dos estudantes fazerem a reserva das vagas, através do site oficial da PrefeituraAtenção para o prazo, que vai até o dia 20 de janeiro.  

Na mesma página é possível ainda consultar o status da matrícula. E para o caso de alunos novatos, a Rede Municipal de Ensino de Recife informa que a inscrição pode ser feita a partir de amanhã, dia 12 de janeiro, pela internet. No caso de dúvidas sobre a efetivação ou sobre o procedimento, a pessoa pode entrar em contato com a prefeitura por telefone, pelo número 0800 200 6565. O horário de atendimento vai de 8h às de 17h e de segunda a sexta-feira.  

Escolas de Olinda 

No total, são 7 mil novas vagas abertas para as turmas de 2021, no ensino público de Olinda. Assim como nas demais escolas de Pernambuco, o processo de matrícula pode ser feito pela internet. A secretaria de educação local providenciou um portal online especialmente para isso, a fim de evitar problemas de congestionamento, já que a expectativa de acesso é alta. É possível entrar na página usando um computador, tablet ou celular. 

No ar desde 4 de janeiro, o site Olinda Matrícula Conectada conta com um vídeo explicativo para sanar quaisquer dúvidas a respeito do processo. A única parte em que os pais ou responsáveis precisam se dirigir até a escola é na entrega dos documentos. Para isso, vai ser preciso apresentar: 

  • Cópia do Cartão Bolsa Família (caso seja participante do programa); 
  • Comprovante de endereço; 
  • Certidão de Nascimento ou Casamento; 
  • Uma foto tamanho 3×4; 
  • Documento de Identidade e CPF do aluno, pais ou responsável; 
  • Número de Identificação Social (NIS); 
  • Laudo indicando tipo sanguíneo da criança ou adolescente; 
  • Histórico escolar do aluno, que tenha sido emitido nos últimos dois meses. 

Feito isso, o aluno estará oficialmente registrado na instituição. Até lá, não se esqueça de acompanhar o andamento e respeitar os prazos indicados. Você pode ficar por dentro de tudo acessando a opção “Acompanhe Sua Matrícula”. 

 Leia também: Inscrições para o ENEM Seriado 2021: como fazer e quais as regras

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário