Pós-Graduação Gratuita – Onde e Como Cursar

Primeiramente, você sabia que é possível cursar uma pós-graduação gratuita? Isso mesmo! Existem programas do Governo que fomentam a educação por meio de bolsas de estudos. 

Dessa forma, o estudante que finalizou a graduação pode ingressar em uma especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado sem precisar desembolsar nada. Além disso, em alguns casos, você pode ganhar uma ajuda de custo para se manter durante o curso.

Pensando na importância deste tema, neste texto separamos as principais informações sobre as pós-graduações gratuitas. Vamos lá!

Estudante na pós-graduação gratuita

O que é pós-graduação?

As pós-graduações são cursos de especialização realizados após a conclusão da graduação, seja em uma instituição de ensino superior pública ou privada reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Existem dois tipos de pós-graduação: a Lato Sensu e a Stricto Sensu.

Na Lato Sensu o estudante pode se especializar, ou seja, aprofundar os estudos em uma determinada área do conhecimento, bem como ele tem a possibilidade de se preparar para o mercado de trabalho. Nesse caso, temos as especializações e os MBAs.

Já o Stricto Sensu forma docentes e pesquisadores que pretendem atuar na área da educação. Ou seja, esses cursos abrangem os estudantes que decidiram criar novos conhecimentos em uma determinada área para contribuir com o desenvolvimento científico do país.

O mestrado, o doutorado e o pós-doutorado são exemplos de pós-graduação Stricto Sensu. A escolha do melhor tipo de pós para a sua formação depende dos seus objetivos profissionais. 

Por exemplo, se você pretende atuar como pesquisador invista nos cursos Stricto Sensu, mas se a sua vontade é trabalhar como gerente de recursos humanos, a melhor opção é fazer uma especialização Lato Sensu nessa área.

Como cursar uma pós-graduação gratuita?

Existem vários programas do Governo que incentivam a educação profissional por meio de bolsas de estudos com abrangência nacional e internacional. Veja, a seguir, as principais opções disponíveis para você. Vamos lá! 

CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) faz parte do Ministério da Educação. Ela visa a expandir e consolidar a pós-graduação Stricto Sensu no Brasil. Ou seja, essa instituição fomenta o crescimento dos cursos de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado por meio de bolsas de estudos.

Além de garantir o acesso gratuito à pós-graduação, a CAPES também oferece ajuda de custo, cujo valor depende do tipo de curso frequentado pelo estudante. As bolsas de estudos abrangem tanto cursos dentro e fora do Brasil, assim como atendem alunos estrangeiros que pretendem estudar no nosso país.

É importante mencionar que a CAPES também avalia e orienta o funcionamento da pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, bem como facilita o acesso e a divulgação da nossa produção científica.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, mais conhecido como CNPq, é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O principal papel do CNPq é fomentar a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento.

Essa instituição oferece bolsas de estudos e auxílio financeiro para estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, bem como para aqueles que cursam pós-graduação Lato e Stricto Sensu. 

Além disso, ela também investe na promoção de eventos e de congressos científicos tanto no Brasil quanto no exterior para divulgar a nossa produção científica e tecnológica.

Onde cursar uma pós-graduação gratuita?

É possível estudar em uma pós-graduação gratuita nas instituições de ensino superior e centros tecnológicos e de formação profissional públicas ou privadas dentro e fora do Brasil. Desde que elas ofereçam cursos tanto Lato Sensu quanto Stricto Sensu, bem como estejam vinculados aos programas mencionados no tópico acima.

É importante mencionar que para conseguir uma bolsa de estudos o estudante precisa passar por um processo seletivo que é definido pelos organizadores dos programas. Esse processo costuma ser muito concorrido.

Por isso, é essencial que você acesse as páginas dos organizadores para verificar quais são os programas disponíveis, o cronograma, os valores das bolsas, os procedimentos para participar do processo e as instituições vinculadas ao programa. Também é possível conseguir essas informações no site das instituições de ensino.

Vale a pena fazer uma pós-graduação gratuita?

Sim, vale muito a pena fazer uma pós-graduação gratuita. Dessa forma, você pode garantir uma formação profissional de qualidade e, ainda, receber uma bolsa de ajuda de custo para se manter durante os estudos. 

Além disso, para conseguir sucesso no mercado de trabalho é essencial que os profissionais apresentem um diferencial competitivo. Por isso, aqueles que têm uma pós-graduação podem se destacar entre os demais e conquistar uma melhor posição dentro das empresas.

Agora que você já conhece as principais formas de conseguir uma pós-graduação gratuita, não perca tempo! Verifique se as instituições de ensino da sua cidade são vinculadas aos programas da CAPES ou do CNPq e prepare-se para o processo seletivo.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outras pessoas também tenham acesso a ele.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

vinte − 9 =