Prova de Vida INSS: Entenda como vai funcionar novo processo via celular
Anualmente os aposentados e pensionistas do INSS devem comprovar que estão vivos para continuar recebendo os benefícios oferecidos pela Previdência.
No entanto, como consequência da pandemia mundial do novo coronavírus que assola o país desde março do ano passado, a Prova de Vida para os segurados e pensionistas do INSS foi temporariamente suspensa.
O vencimento dessa suspensão está previsto para fevereiro deste ano, de acordo com a Portaria nº1.266/2021 divulgada pelo Ministério da Economia.
Sendo assim, há a possibilidade de interrupção do bloqueio de benefícios devido a falta de realização do recadastramento.

Porém, com o possível retorno do procedimento de Prova de Vida essa determinação pode fazer com que os benefícios continuem sendo pagos aos beneficiários.
A novidade em relação ao procedimento é que ele poderá ser realizado de forma digital diretamente pelo celular. Sendo assim, é fundamental se atentar em relação ao prazo para garantir a efetivação da Prova de Vida.
A não comprovação do direito de recebimento do benefício pode acarretar em bloqueio de pagamento e até mesmo a suspensão permanente do pagamento.
Prova de Vida digital
Com a nova possibilidade de realizar a Prova de Vida de forma digital, é fundamental que os aposentados e pensionistas saibam como realizar o procedimento.
É importante ressaltar que é necessário ter acesso a um aparelho celular e, consequentemente, realizar o download de aplicativos como MeuINSS ou MeuGovBr, ambos dão acesso ao serviço.
Ambos são aplicativos oficiais e disponibilizados gratuitamente pelo Governo Federal. Além da possibilidade de realizar a Prova de Vida, os apps também permitem fazer outros procedimentos e serviços de acordo com a indicação do menu inicial.
No entanto, a fim de orientar os beneficiários a utilizarem os recursos digitais, separamos um passo a passo. Acompanhe:
- 1º Passo: Instale os aplicativos no seu celular diretamente no PlayStore ou AppStore;
- 2º Passo: Faça o login no campo indicado e acesse com o CPF e Senha;
- 3º Passo: Procure a opção “Prova de vida” e clique em “Iniciar a prova de vida”;
- 4º Passo: De continuidade ao processo pelo aplicativo MeuGovBr;
- 5.º Passo: Realize a autenticação da prova de vida;
- 6º Passo: Informe os dados solicitados como data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
- 7.º Passo: Tire uma foto do seu rosto de forma frontal.
Feito esses procedimentos a Prova de Vida será concluída em questão de minutos. No entanto, quem quiser confirmar a efetivação da operação pode retornar ao aplicativo Meu INSS para conferir.
Para isso, o usuário deve clicar novamente em “Prova de Vida”. Depois disso ele receberá uma mensagem informando a conclusão e aprovação do procedimento, bem como a efetivação da prova de vida que será indicada na tela.
O procedimento virtual é válido e incentivado pelo INSS. Uma vez que o procedimento está feito não há necessidade de fazer cadastramento em qualquer outro local.
Deixe seu comentário