Prova de Vida INSS: Entenda como vai funcionar novo processo via celular

Anualmente os aposentados e pensionistas do INSS devem comprovar que estão vivos para continuar recebendo os benefícios oferecidos pela Previdência.

No entanto, como consequência da pandemia mundial do novo coronavírus que assola o país desde março do ano passado, a Prova de Vida para os segurados e pensionistas do INSS foi temporariamente suspensa.

O vencimento dessa suspensão está previsto para fevereiro deste ano, de acordo com a Portaria nº1.266/2021 divulgada pelo Ministério da Economia. 

Sendo assim, há a possibilidade de interrupção do bloqueio de benefícios devido a falta de realização do recadastramento.

Saiba como realizar o procedimento

Porém, com o possível retorno do procedimento de Prova de Vida essa determinação pode fazer com que os benefícios continuem sendo pagos aos beneficiários.

A novidade em relação ao procedimento é que ele poderá ser realizado de forma digital diretamente pelo celular. Sendo assim, é fundamental se atentar em relação ao prazo para garantir a efetivação da Prova de Vida.

A não comprovação do direito de recebimento do benefício pode acarretar em bloqueio de pagamento e até mesmo a suspensão permanente do pagamento.

Prova de Vida digital

Com a nova possibilidade de realizar a Prova de Vida de forma digital, é fundamental que os aposentados e pensionistas saibam como realizar o procedimento.

É importante ressaltar que é necessário ter acesso a um aparelho celular e, consequentemente, realizar o download de aplicativos como MeuINSS ou MeuGovBr, ambos dão acesso ao serviço.

Ambos são aplicativos oficiais e disponibilizados gratuitamente pelo Governo Federal. Além da possibilidade de realizar a Prova de Vida, os apps também permitem fazer outros procedimentos e serviços de acordo com a indicação do  menu inicial.

No entanto, a fim de orientar os beneficiários a utilizarem os recursos digitais, separamos um passo a passo. Acompanhe:

  • 1º Passo: Instale os aplicativos no seu celular diretamente no PlayStore ou AppStore;
  • 2º Passo: Faça o login no campo indicado e acesse com o CPF e Senha;
  • 3º Passo: Procure a opção “Prova de vida” e clique em “Iniciar a prova de vida”;
  • 4º Passo: De continuidade ao processo pelo aplicativo MeuGovBr;
  • 5.º Passo: Realize a autenticação da prova de vida;
  • 6º Passo: Informe os dados solicitados como data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor;
  • 7.º Passo: Tire uma foto do seu rosto de forma frontal.

Feito esses procedimentos a Prova de Vida será concluída em questão de minutos. No entanto, quem quiser confirmar a efetivação da operação pode retornar ao aplicativo Meu INSS para conferir.

Para isso, o usuário deve clicar novamente em “Prova de Vida”. Depois disso ele receberá uma mensagem informando a conclusão e aprovação do procedimento, bem como a efetivação da prova de vida que será indicada na tela.

O procedimento virtual é válido e incentivado pelo INSS. Uma vez que o procedimento está feito não há necessidade de fazer cadastramento em qualquer outro local.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

vinte + 13 =