Resultado do Enem 2020 será revelado em março

A pandemia do coronavírus adiou uma série de eventos em 2020, bem como a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova será realizada somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Resultados do Enem 2020

Normalmente o resultado do Enem é revelado no mês de janeiro. Contudo, a pandemia da Covid-19 fez com que houvesse o adiamento da divulgação das notas para o final de março de 2021. 

O MEC, Ministério da Educação e órgão responsável pelo Enem, afirmou que o resultado será disponibilizado aos candidatos no dia 29 de março.

O horário exato da divulgação ainda não foi confirmado, mas é bem provável que a informação seja fornecida no período da manhã.

A recomendação para ter exatidão das informações é ficar de olho nos noticiários, bem como nos veículos de comunicação oficial do MEC.

Consulta

Após o resultado ser divulgado pelo MEC, os candidatos do Enem 2020 podem consultar suas respectivas notas diretamente no site oficial do exame.

Em seguida, o participante deverá clicar na opção “Página do Participante”, informar o CPF e a senha cadastrada nos campos correspondentes, bem como preencher o campo de identificação humana e confirmar o processo.

Depois disso o acesso será validado e o resultado da prova será disponibilizado. As informações relativas ao Enem 2020 estarão presentes no boletim individual de cada candidato com toda a descrição do desempenho.

Desse modo será possível verificar a pontuação para as questões de:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Também é possível analisar gráficos, comparações e possíveis correções realizadas na prova clicando na opção “Vista pedagógica”.

Além do site do Enem na internet é possível ver o resultado do Enem por meio do aplicativo oficial do exame. Para isso, é necessário baixá-lo em seu smartphone e entrar utilizando as mesmas informações solicitadas pela página na internet.

Oportunidades

Após realizar o Enem e conferir o resultado detalhado das provas, o candidato que tiver um desempenho positivo terá uma série de oportunidades para ingressar em um curso de ensino superior.

Os meios mais comuns e indicados para quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio são o ProUni, Sisu e Fies. Cada um desses sistemas oferece benefícios aos candidatos de acordo com suas pretensões.

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, por exemplo, oferece entre 50% e 100% de desconto na mensalidade dos cursos dependendo da nota dos candidatos. No entanto, outros critérios também são levados em consideração no processo seletivo.

Consulta poderá ser feita pelo site ou app do Enem

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, tradicionalmente chamado de Fies, é um programa de financiamento de graduação para o ensino superior privado.

Já o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, atua com um processo seletivo informatizado que disponibiliza vagas para cursos presenciais de instituições públicas de ensino superior, utilizando como critério de classificação o desempenho no Enem.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

um × 4 =