Resultado do Enem 2020 será revelado em março
A pandemia do coronavírus adiou uma série de eventos em 2020, bem como a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova será realizada somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Resultados do Enem 2020
Normalmente o resultado do Enem é revelado no mês de janeiro. Contudo, a pandemia da Covid-19 fez com que houvesse o adiamento da divulgação das notas para o final de março de 2021.
O MEC, Ministério da Educação e órgão responsável pelo Enem, afirmou que o resultado será disponibilizado aos candidatos no dia 29 de março.
O horário exato da divulgação ainda não foi confirmado, mas é bem provável que a informação seja fornecida no período da manhã.
A recomendação para ter exatidão das informações é ficar de olho nos noticiários, bem como nos veículos de comunicação oficial do MEC.
Consulta
Após o resultado ser divulgado pelo MEC, os candidatos do Enem 2020 podem consultar suas respectivas notas diretamente no site oficial do exame.
Em seguida, o participante deverá clicar na opção “Página do Participante”, informar o CPF e a senha cadastrada nos campos correspondentes, bem como preencher o campo de identificação humana e confirmar o processo.
Depois disso o acesso será validado e o resultado da prova será disponibilizado. As informações relativas ao Enem 2020 estarão presentes no boletim individual de cada candidato com toda a descrição do desempenho.
Desse modo será possível verificar a pontuação para as questões de:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Redação.
Também é possível analisar gráficos, comparações e possíveis correções realizadas na prova clicando na opção “Vista pedagógica”.
Além do site do Enem na internet é possível ver o resultado do Enem por meio do aplicativo oficial do exame. Para isso, é necessário baixá-lo em seu smartphone e entrar utilizando as mesmas informações solicitadas pela página na internet.
Oportunidades
Após realizar o Enem e conferir o resultado detalhado das provas, o candidato que tiver um desempenho positivo terá uma série de oportunidades para ingressar em um curso de ensino superior.
Os meios mais comuns e indicados para quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio são o ProUni, Sisu e Fies. Cada um desses sistemas oferece benefícios aos candidatos de acordo com suas pretensões.
O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, por exemplo, oferece entre 50% e 100% de desconto na mensalidade dos cursos dependendo da nota dos candidatos. No entanto, outros critérios também são levados em consideração no processo seletivo.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, tradicionalmente chamado de Fies, é um programa de financiamento de graduação para o ensino superior privado.
Já o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, atua com um processo seletivo informatizado que disponibiliza vagas para cursos presenciais de instituições públicas de ensino superior, utilizando como critério de classificação o desempenho no Enem.
Deixe seu comentário