Saques FGTS 2021
Saiba como funcionarão os saques do FGTS para 2021, bem como a possibilidade de pagamentos emergenciais em consequência da pandemia do novo coronavírus.
FGTS 2021
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, tradicionalmente conhecido como FGTS, autorizou o saque emergencial aos trabalhadores que não foram demitidos no ano passado.
A medida tem como objetivo amenizar os impactos econômicos oriundos da pandemia da Covid-19 que atingiu a maioria dos países no ano passado e que segue sem previsão para terminar.
Desse modo, para os cidadãos que estavam preocupados quanto ao saque do FGTS, é possível afirmar que será possível recolher o benefício mesmo que você esteja trabalhando normalmente.
Como funciona o FGTS?
Basicamente, o FGTS é uma maneira do trabalhador obter uma reserva em dinheiro caso ele seja mandado embora do serviço sem justa causa.
Para isso, mensalmente as empresas depositam um valor correspondente a 8% do salário pago ao empregado e, obviamente, essa porcentagem não pode ser descontada do pagamento.
Como sacar o FGTS
O saque do FGTS emergencial passou a valer a partir do início da pandemia em 2020. Os trabalhadores que possuíam saldo em contas ativas e inativas puderam sacar cerca de R$1.045 correspondente ao salário da época.
O saque foi autorizado até 31 de dezembro do ano passado, mas segue sendo permitido em 2021 com um valor de até R$1.100,00.

Vale ressaltar que os trabalhadores também poderão sacar uma parte do valor que possuem no FGTS por meio da modalidade do saque-aniversário. No entanto, quem optar por esse fundo não poderá sacar o valor integral dos depósitos caso seja demitido.
Caso haja a demissão do trabalhador ele terá apenas o direito de receber uma multa rescisória correspondente a 40% dos valores depositados pelo último empregador.
Outra informação importante é que o trabalhador só poderá sacar uma porcentagem do valor de acordo com o seu saldo.
Calendário FGTS 2021
Conheça o calendário de saques divulgado para este ano:
- Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março;
- Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril;
- Nascidos em março – saques de março a maio;
- Nascidos em abril – saques de abril a junho;
- Nascidos em maio – saques de maio a julho;
- Nascidos em junho – saques de junho a agosto;
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro;
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro;
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro;
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro;
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022;
- Nascidos em dezembro – saques de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022.
Outra possibilidade é optar pelo saque de rescisão. Essa modalidade tem como objetivo proteger o trabalhador que foi mandado embora do serviço sem justa causa. Ele será beneficiado nos seguintes casos:
- Aposentadoria INSS;
- Compra da casa própria;
- Demissão sem justa causa;
- Rescisão por acordo;
- Morte do patrão e fechamento da empresa;
- Término do contrato de trabalhador temporário;
- Ter idade igual ou superior a 70 anos;
- Doenças graves (como Aids ou câncer).
É fundamental apresentar a documentação solicitada para resgatar o fundo e indicar uma conta bancária para receber o dinheiro em até 5 dias úteis.
Deixe seu comentário