Abono do PIS/Pasep 2021: Grupo de trabalhadores receberá valor menor. Veja se você está incluído!

Todos os anos muitos brasileiros ficam ansiosos pela chegada de determinada data, principalmente porque podem fazer o saque do abono do PIS/PASEP, além de demais benefícios garantidos para os trabalhadores com regime de CLT.

Você sabia que o calendário do abono já foi divulgado? Veja abaixo informações completas sobre como vai funcionar, quem são as pessoas que podem fazer esse saque, os dias respectivos e muito mais.

Continue lendo e fique sempre informado.

Abono do PIS/PASEP: quem pode receber?

Abono do PIS/PASEP: quem pode receber?

Milhares de brasileiros que são beneficiários do PIS/PASEP tiveram um valor reduzido em seu abono anual do que tinham direito, sendo que em alguns casos, não tiveram o devido recebimento, visto a um erro cometido nos dados referentes à RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, além do e-Social.

Caso você tenha sido uma das pessoas afetadas por essa falha, é importante que mantenha a calma, visto que esse problema já foi admitido pelo próprio Governo Federal.

A Secretaria Especial de Previdência e do Trabalho já reconheceu que esse problema acabou ocasionando no recebimento menor do abono, visto que aconteceu no Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), afetando cerca de 90 mil brasileiros.

Desse total de 90 mil, 0,4% deles são os 25 milhões de trabalhadores dos quais possuem direito ao abono.

Quem possui direito ao PIS e PASEP no ano de 2021?

No momento, os trabalhadores que são do setor privado e também do público são os que recebem o PIS ou o PASEP. Dessa forma, é preciso que o trabalhador tenha exercido atividade de forma remunerada com carteira assinada pelo tempo mínimo de 30 dias referentes ao ano de 2019. Além disso, o beneficiário também precisa ter recebido até dois salários mínimos ao mês.

Ademais, é preciso que o beneficiário esteja inscrito no PIS/PASEP – ter seu CTPS -, por pelo menos cinco anos. Mas, o valor do benefício varia de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano de 2019, conforme já dito.

Ou seja, para aqueles que trabalharam por apenas um mês com a carteira assinada, irão receber o valor de apenas R$92, do contrário de quem trabalhou os 12 meses de 2019 terá direito ao valor completo, que é de R$1100.

Dessa forma, o Banco do Brasil é o responsável por fazer o pagamento do PASEP diretamente para os funcionários públicos, enquanto é a Caixa Econômica Federal quem faz o pagamento do PIS para os trabalhadores de empresas privadas e derivados.

Recebi o valor reduzido do PIS/PASEP: o que faço?

Primeiro, as pessoas que foram prejudicadas e receberam o valor reduzido do abono, não precisam fazer a solicitação para o respectivo empregador o reenvio das demais informações para o sistema da RAIS ou também pelo eSocial.

Os trabalhadores irão receber os demais valores corrigidos logo no início do calendário ativo do ano de 2020/2021, que ainda está pendente de ser publicado pelo Ministério da Economia.

O governo já fez o adiantamento correspondente ao pagamento do PIS/PASEP para o dia 11 de fevereiro.

Nesta data em específico, receberam os valores aqueles trabalhadores especificamente do setor privado dos quais fizeram aniversário entre maio e junho, além dos funcionários públicos com número de inscrição final de 8 e 9 no Pasep.

Mas, o calendário antigo tinha como previsão o pagamento destes benefícios apenas no dia 17 de março.

Afinal, o que é o PIS/PASEP?

É comum que muitas pessoas falem sobre o PIS/PASEP, porém, nem sempre é especificamente explicado sobre do que ele se trata e como é distribuído.

É importante entender que o abono salarial do PIS/PASEP é um benefício que funciona como se fosse um 14º salário que é pago para o trabalhador classificado na faixa de baixa renda.

É interessante lembrar que PIS significa Programa de Integração Social, enquanto PASEP é a sigla de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Se você sempre possui dúvidas sobre as datas de pagamento, como fazer esse saque, qual é o calendário divulgado, quem possui direito e diferentes questões sobre o PIS/PASEP, é aconselhado que sempre fique de olho em nosso site, visto que são feitas atualizações diárias sobre benefícios dos trabalhadores e muito mais.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário

dois × quatro =