Agendamento de Atendimento no INSS: Veja como fazer

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social -, é o responsável por fazer a distribuição de demais benefícios e também a organização da previdência social em nosso país. Durante alguns meses da pandemia muitos dos atendimentos foram suspensos devido às medidas de segurança adotadas para prevenir a disseminação do novo Corona vírus, fechando a maioria das agências.

Mas, você sabia que muitos dos atendimentos já foram retomados? Veja aqui como realizar seu agendamento de forma fácil, quais são as medidas indicadas, quais são os meios de contato e muito mais.

Agendamento do INSS: Como fazer?

Agendamento de Atendimento no INSS: Veja como fazer

O INSS começou a realizar o atendimento em formato presencial em suas agências desde o mês de setembro do ano de 2020. Mesmo com isso, só podem ser atendidos aqueles que fizerem o devido agendamento a fim de evitar possíveis aglomerações, sempre prevenindo o contágio do Covid-19.

Dessa maneira, é interessante que os segurados saibam como fazer esse procedimento da maneira correta. Uma delas é por meio do telefone de número 135, além do app Meu INSS ou pelo site oficial da Receita Federal.

Para conseguir fazer seu agendamento em qualquer uma das agências do INSS, é indicado que você siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a página oficial do Meu INSS, seja por meio da internet ou pelo aplicativo;
  2. Depois de realizar seu login, clique na opção “Agende sua perícia”, localizada no menu esquerdo;
  3. Então clique na opção “Agendar novo”;
  4. Faça o acompanhamento do seu pedido em “Resultado de requerimento/benefício por incapacidade”;
  5. Clique então na data escolhida e compareça na agência selecionada dentro do dia e da hora marcada.

É importante destacar que existem alguns atendimentos que estão sendo priorizados em relação aos demais, sendo que são estes:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • E por fim, Reabilitação profissional.

Quais documentos vou precisar enviar?

Os documentos que serão necessários para fazer o agendamento são:

  • Um documento oficial com foto, podendo ser o RG ou CNH;
  • A Carteira de Trabalho ou outro documento que comprove o respectivo pagamento do INSS;
  • A declaração do empregador, da qual deve informar o último dia trabalhado (quando se está na condição de empregado).

Portanto, fique de olho e procure ter todos eles disponíveis em suas mãos o quanto antes, visto que isso pode facilitar e muito a entrada do processo no INSS, agilizando todo o procedimento.

Como posso agendar por telefone?

Para fazer o agendamento pelo telefone também é rápido, fácil e prático, basta ligar no número 135, que tem atendimento disponível entre segunda-feira até sábado, das 7 horas até às 22 horas. A ligação é totalmente gratuita.

Como posso me cadastrar no Meu INSS?

Desde o mês de maio, a maneira para conseguir se cadastrar ou obter a senha para acessar o Meu INSS teve alteração. Então, se você ainda não está cadastrado, é necessário acessar o site indicado, clique aqui para ser redirecionado, e assim, fazer sua inscrição.

Esse é o portal que reúne todos os programas que são oferecidos pelo Governo.

Conhecido como uma ferramenta do Governo para conseguir unificar todos os logins, portais e demais sites institucionais, isso foi realizado para conseguir facilitar a vida do cidadão que está procurando por demais serviços públicos disponíveis na internet.

A principal vantagem é que tudo foi feito de maneira a ficar mais fácil e ainda sem o risco de acessar demais sites perigosos, visto que muitos deles são feitos para adquirir dados e informações pessoais para possíveis golpes.

A senha de início para acessar pode ser obtida diretamente pelos sites dos seguintes bancos existentes:

  • Banco do Brasil,
  • Banrisul,
  • Bradesco,
  • Caixa,
  • Itaú,
  • Mercantil do Brasil,
  • Santander,
  • Sicoob,
  • Sicredi.

Além da possibilidade de atendimento direto nas agências de atendimento do INSS.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o atendimento, é possível ligar no telefone 135 e assim, tirar todas as questões pertinentes com um especialista no assunto.

O app foi criado para conseguir gerar mais facilidade para o cidadão que quer ter acesso aos benefícios previdenciários ou de assistência fornecidos pelo nosso Governo.

Eles podem ser acessados diretamente pela internet pelo seu computador ou demais aparelhos, além do seu smartphone, seja ele no modelo Android ou iOS. São mais de 90 serviços disponibilizados de graça e sem demais dificuldades.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário

3 − um =