Banco Digital Caixa será responsável pelo pagamento dos benefícios de 2021. Veja como ele funcionará e quem terá direito

No ano passado, o auxílio emergencial foi distribuído para muitos dos brasileiros que estavam passando por certo aperto, principalmente causado pela pandemia do coronavírus, que desestruturou toda a economia não somente brasileira, mas também mundial.

Você sabia que a Caixa fará o lançamento de um banco digital para conseguir fazer o pagamento de vários outros benefícios e assim conseguir facilitar a vida de várias pessoas?

Veja abaixo informações completas sobre como funcionará e fique por dentro.

Banco Digital Caixa: Como funciona?

Banco Digital Caixa: Como funciona?

Segundo novas informações divulgadas pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, um novo banco digital será lançado a partir do início deste ano de 2021.

Durante a apresentação de vários resultados do banco referentes ao terceiro trimestre, o presidente confirmou que uma nova instituição financeira será feita e separada da Caixa, passando por um processo de abertura de capital – venda de ações -, seja dentro do Brasil assim como no exterior.

Para que seja lançado oficialmente, o novo banco digital vai precisar da autorização do Banco Central e também do Conselho de Administração da Caixa.

Guimarães também disse: “Estamos discutindo internamente. Há um consenso que esse é um ponto chave para o futuro da Caixa Econômica Federal. Já há uma conversa inicial no conselho de administração e algumas conversas no Banco Central”.

Segundo o mesmo, a expectativa é que seja aprovada para que o banco faça seu lançamento em até seis meses. A nova instituição terá 100 funcionários, do qual terá o início da operação com mais de 105 contas digitais que serão abertas diretamente pela Caixa.

Serviços oferecidos pelo novo banco digital

Conforme dito pelo presidente, esse novo banco digital também ofertará, mais três serviços:

  • O pagamento de benefícios sociais;
  • A liberação de microcrédito para, no mínimo, 10 milhões de clientes; e
  • E por fim, crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

Já no caso do financiamento habitacional de baixa renda, serão mais de 5 milhões de clientes dos quais terão a oportunidade de fazer o uso do aplicativo Caixa Tem, seja para pagar boletos, contas e demais possibilidades.

No momento, os benefícios sociais geralmente são pagos por meio da poupança social digital, onde os beneficiários poderão movimentar vários recursos por meio do app Caixa Tem, sendo que são mais de 35 milhões de pessoas das quais usam o mesmo.

Saiba mais sobre o Caixa Tem

O Caixa Tem, aplicativo desenvolvido pela Caixa, foi criado para conseguir facilitar o acesso de todos os brasileiros que possuem acesso aos serviços sociais, além da possibilidade de fazer diversas transações bancárias, movimento de demais recursos de benefícios importantes, como é o caso do auxílio emergencial, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e por fim, o Benefício Emergencial (BEm), por exemplo.

Além de tudo isso, o app também permite a possibilidade de fazer compras pela internet usando apenas o cartão de débito virtual, que é gerado de forma gratuita pelo próprio aplicativo, sem falar na oportunidade de fazer compras no comércio por meio de um QR Code do qual é gerado pelo próprio lojista na maquininha do dono do estabelecimento comercial.

Quando falamos sobre o recebimento do benefício, primeiro o valor será creditado no aplicativo do Caixa Tem, para depois, ser liberado o saque em forma de espécie.

Essa liberação geralmente pode demorar semanas para acontecer, mas, muitos cidadãos já reclamaram da grande dificuldade e do tempo de espera longo para conseguir retirar esse dinheiro antes mesmo do dia referente ao saque.

Como fazer o download do app Caixa Tem?

Se você precisa fazer o download do app Caixa Tem porém não sabe como, veja abaixo um guia simples e rápido para conseguir baixar o seu em seu smartphone ou demais aparelhos móveis:

  1. Vá até a Play Store ou a iOS Store do seu aparelho;
  2. Faça a busca por “Caixa Tem”, clicando em pesquisar;
  3. Faça o download do primeiro app que aparecer na lista de pesquisas;
  4. Depois disso, clique na opção “Instalar”;
  5. Espere até que o download seja concluído.

Pronto, agora é o momento de realizar o preenchimento de todos seus dados pessoais e tudo que é por ali requerido, dessa forma, terá acesso a todos os benefícios que foram citados anteriormente.

Fique de olho em nosso site para obter essa e demais informações sobre a Caixa e muito mais.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário

dezessete + 7 =