Bancos não terão expediente durante os dias do carnaval 2021. Entenda!

Devido à pandemia de coronavírus, que teve início no ano passado, muitos estados e municípios do Brasil revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval, previstos para acontecerem agora em fevereiro.

No entanto, apesar de muitos comércios funcionarem normais nos dias que seriam de folia, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo com o Banco Central, o calendário de feriados bancários será mantido.

Dirceu Portugal/Estadão Conteúdo

Expediente

Isso significa que nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de carnaval, respectivamente, não haverá atendimento ao público nas agências.

O expediente com atendimento ao público voltará na quarta-feira de cinzas (17), a partir do meio-dia, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nos locais em que os bancos, normalmente, fecham antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir, no mínimo, 3 horas de funcionamento.

Por isso, quem precisa resolver algum assunto bancário, seja presencial ou por telefone, deve fazer isso ainda esta semana ou na quarta-feira que vem, após às 12h.

Como fica o pagamento de contas nesses dias?

Contas de consumo, como água, luz, telefone, e outras, e carnês que sempre vencem nos dias 15 ou 16 de fevereiro, poderão ser quitadas na quarta-feira de cinza (17), sem que haja acréscimo no valor final.

Em casos como este, é comum que os tributos já venham com a data de vencimento ajustada ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

No entanto, caso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a Febraban sugere que o pagamento seja antecipado.

Nos casos dos títulos, que contêm códigos de barras, é importante agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados nos caixas, poderão ser pagos através do Débito Direto Autorizado (DDA).

Feriados Federais

Outros feriados ocorrerão neste ano e é importante adiantar que os bancos também não irão funcionar para o atendimento ao público.

Veja quais são:

  • 01 de janeiro (sexta) – Dia Mundial da Paz
  • 15 de fevereiro (segunda) – Carnaval
  • 16 de fevereiro (terça) – Carnaval
  • 02 de abril (sexta) – Sexta-Feira da Paixão
  • 21 de abril (quarta) – Tiradentes
  • 01 de maio (sábado) – Dia do Trabalho
  • 03 de junho (quinta) – Corpus Christi
  • 07 de setembro (terça) – Independência do Brasil
  • 12 de outubro (terça) – Nossa Srª Aparecida
  • 02 de novembro (terça) – Finados
  • 15 de novembro (segunda) – Proclamação da República
  • 25 de dezembro (sábado) – Natal
  • 31 de dezembro (sexta) – Último dia útil do ano (Não haverá expediente ao público)

É importante saber também que aqui não estão listados os feriados estaduais e municipais, que não permitem a abertura da agência para atendimento ao público.

Nestes casos, a recomendação é para ficar sempre atento aos dias que não são contados como úteis, para o atendimento bancário e se programar para quitar as contas antes da data, se necessário!

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

Deixe seu comentário

19 + 7 =