Calendário de Vacinação em Curitiba: Grupos e Datas de Vacinação contra o Covid foram divulgados. Confira

A pandemia do novo coronavírus está durando mais do que esperávamos. Mas a liberação emergencial das vacinas em todo mundo traz uma ponta de esperança de que este ano poderá ser melhor que 2020.

Apesar de o Brasil ter demorado para divulgar seu plano de vacinação, Curitiba, no Paraná, apresentou seu plano na metade de janeiro deste ano e a aplicação das doses parece correr bem. O estado recebeu 52.990 doses das vacinas Coronavac, chinesa, e AstraZeneca, da Universidade de Oxford. Até o momento, foram 39.197 doses aplicadas nesta primeira fase de vacinação. Confira abaixo o calendário de vacinação para os próximos dias na cidade de Curitiba.

Calendário de Vacinação Covid-19 Curitiba

No plano inicial de vacinação, apenas idosos que estavam acamados estavam recebendo a primeira dose. Esta campanha teve início no dia 8 de fevereiro. Agora, a aplicação foi estendida também para idosos com mais de 90 anos que não estão hospitalizados, de acordo com o seguinte escalonamento:

  • Quarta-feira (10/02/2021): idosos com mais de 95 anos
  • Quinta-feira (11/02/2021): idosos entre 93 e 94 anos
  • Sexta-feira (12/02/2021): idosos entre 90 e 92 anos

A aplicação ocorrerá em postos fixos e em locais temporários, através do sistema drive-tru, conforme pode ser conferido na lista abaixo. No sistema drive-tru, o idoso não precisa nem sair do carro. Basta ficar na fila e abaixar o vidro quando chegar sua vez. É necessário também que o motorista e o vacinado estejam utilizando máscaras no momento da aplicação. O objetivo dos pontos temporários é agilizar a aplicação das doses e evitar aglomerações nos postos de saúde já existentes.

Locais e horários de vacinação

Nos locais fixos de vacinação, o atendimento ocorrerá entre às 8h e 17h. No drive-tru, o atendimento terá início às 9h e terminará às 16h.

Pontos de Vacinação Fixos

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui

2 – US Jardim Paranaense – Rua Pedro Nabosne, 57 –  Alto Boqueirão

3 – US Vila Diana – Rua René Descartes, 573 – Abranches

4 – US Camargo – Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

5 – US Salvador Allende – Rua Celeste Tortato Gabardo, 1712 – Sítio Cercado

6 – US Ouvidor Pardinho – Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

7 – US Vila Feliz – Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

8 – US Pinheiros – Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

9 – Rua da Cidadania do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno

10 – Clube da Gente CIC – Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

11 – Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700

Pontos de Vacinação Temporários – Sistema drive-tru

Pavilhão da Cura – Parque Barigui

Estacionamento Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão

Documentos para ser vacinado

Para ser vacinado é necessário estar portando um documento com foto recente para comprovar a idade e o número de CPF. É possível também receber a dose portando a carteirinha de vacinação, além do documento com foto.

Recomendações

A Secretaria Municipal da Saúde do estado de Curitiba recomenda que o idoso vá até o local acompanhado por apenas uma pessoa, principalmente se for utilizar o sistema drive-tru, para facilitar a aplicação da vacina. Além disso, é importante evitar aglomerações, dando preferência para horários fora do período de almoço e final da tarde.

Além disso, para agilizar o processo, recomenda-se que todos os moradores do estado, não apenas os idosos, já realizem o cadastro na plataforma Saúde Já. Esse sistema será ao principal meio de comunicação entre a Secretaria de Saúde e a população sobre o calendário de vacinação, os locais de aplicação, e recomendações para as próximas campanhas. Além disso, esse sistema deixará registrado o número adequado de dose dependendo da vacina que o cidadão receber.

Dessa forma, a vacinação acontecerá mais rapidamente. Caso o cidadão ainda não possua o cadastro, o tempo de atendimento pode aumentar em até 10 minutos.

O cadastro no sistema Saúde Já pode ser feito pelo computador, no site www.saudejacuritiba.pr.gov.br, ou no celular, pelo aplicativo disponível tanto para iOS quanto Android.

 

Lembre-se de fazer sua parte para que a situação melhore o quanto antes! Realize o cadastro previamente, compareça ao posto de vacinação e não se esqueça de vestir máscaras e usar álcool em gel para prevenir a contaminação de outras pessoas que ainda não foram vacinadas.

 

 

Deixe seu comentário

17 − 3 =