Credencial para que idosos tenham vagas especiais em Curitiba começou. Veja como se inscrever!

Atingir a idade de 60 anos pode ser algo ruim para muitas pessoas, enquanto para outras é algo esperado pela grande quantidade de benefícios destinados para idosos: preferência no estacionamento, fila preferencial, desconto em vários programas e uma série de vantagens.

Um dos principais benefícios é sem dúvidas as vagas especiais, das quais geram um maior conforto para quem as usufrui.

Você sabia que na cidade de Curitiba elas começaram a ser distribuídas para quem possui a idade mínima? Veja abaixo informações completas e não deixe de se cadastrar para receber esse benefício.

Credencial de vaga para idosos em Curitiba: como funciona?

Credencial de vaga para idosos em Curitiba: como funciona?

Entre os principais serviços da Prefeitura de Curitiba que são oferecidos de forma online, tanto pelas secretarias quanto pelos órgãos municipais, um deles é a emissão do cartão credencial para acesso a estacionamento em vagas especiais para idosos.

Essa emissão do documento é feita rapidamente na hora, facilitando o processo para muitas pessoas que precisam.

Desde que a pandemia começou, essa emissão de credenciais para idosos é realizada de forma prioritária pela internet diretamente pelo site da Superintendência de Trânsito (Setran), sendo uma das medidas tomadas para enfrentar e controlar a Covid-19.

Dessa forma, foram suspensas de forma temporária a emissão nos pontos regionais de atendimento da Setran ou também nas Ruas da Cidadania.

Pessoas que possuem mais de 60 anos possuem o direito de estacionar seus carros nas vagas especiais que estão marcadas como “idoso”. Mas, é preciso que utilizem a credencial de maneira visível no painel do veículo, de forma que todos vejam.

Realizada por meio de um convênio da Prefeitura e também o governo estadual, a base de dados que é usada pelo Detran faz a emissão online deste documento, assim, o site da Setran envia os dados do cidadão para o portal de serviços digital do governo do Paraná, de forma a emitir a credencial de estacionamento para idosos.

Para conseguir facilitar esse acesso ao serviço para as pessoas mais velhas, este portal dá a possibilidade que familiares possam se cadastrar e fazer a solicitação do cadastro, que é emitido de forma online e pode ser imprimido posteriormente.

Como funciona o agendamento online?

Caso o idoso preferir, também há a possibilidade de realizar o atendimento presencial com dia e hora marcado logo na sede da Setran, localizada na Rua Benjamin Constant, 157, Centro, tudo por meio da agenda online de serviços da prefeitura, clique aqui para ser redirecionado.

O agendamento também precisa ser feito para a emissão da credencial de estacionamento para vagas especiais para pessoas com deficiência. Neste caso, estas pessoas precisam levar consigo além de todos seus documentos pessoais – RG, Carteira de Habilitação, comprovante de residência -, a declaração médica desta deficiência ou também o laudo médico emitido pelo Detran.

Para obter informações gerais sobre todos os serviços realizados, o interessado da cidade de Curitiba precisa entrar em contato direto com a Central de Atendimento por meio do número 135 ou 156, pelo chat ou pelo app Curitiba 156.

Além disso, demais interessados podem entrar em contato por meio do telefone (41)3350-6468.

Quais são as regras de uso?

Essa credencial garante o uso de todas as vagas especiais em toda a cidade de Curitiba, independente de qual seja o veículo ou do proprietário ou condutor, sendo que apenas é necessário que seja utilizado pelo seu titular.

É importante lembrar que essa credencial não isenta o motorista do seu pagamento do EstaR – Estacionamento Regulado -, independente de qual seja a região que for cobrado.

Desde o mês de março do ano passado este serviço começou a ser inteiramente digital, onde o usuário compra seus créditos pelo app de celular ou nos pontos de venda físicos espalhados pela cidade.

O motorista que estacionar seu carro nas vagas especiais sem possuir essa credencial, fica sujeito a uma multa gravíssima, perdendo sete pontos de sua Carteira Nacional de Habilitação e arcando com o valor de R$293,47.

Caso queira saber quais são os documentos para conseguir fazer a emissão do cartão para idosos ou para pessoas com deficiência, acesse o seguinte link e leia todas as regras referentes a este serviço.

Esse é o seu direito como cidadão e morador da cidade de Curitiba, não deixe de procurar para dar a entrada no processo.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário

um × dois =