Documento Veicular Digital ganha cada vez mais adeptos. Veja como obter o documento digital do seu veículo

Documento Veicular Digital é bastante procurado por motoristas em todo o Brasil. A versão online oferece uma série de benefícios aos proprietários de veículos e pode ser acessada facilmente.

CRLV-e

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos eletrônico foi implementado no início do ano e já está fazendo sucesso em todos os estados brasileiros.

A proposta do CRLV-e é agrupar uma série de informações veiculares essenciais para os proprietários na condução de veículos automotivos em apenas um documento.

No estado de São Paulo, apenas em janeiro de 2021, aproximadamente 519 mil documentos foram emitidos de forma digital em parceria com o Departamento de Trânsito.

Acesse o recurso pelo site ou aplicativo

Uma das vantagens da implementação recente do recurso é que o condutor agora poderá utilizar o documento do veículo de forma digital, mas se preferir poderá imprimir em papel A4 comum.

Com isso, o proprietário do veículo não é mais obrigado a comparecer a uma unidade de atendimento do Detran de São Paulo ou do Poupatempo, para realizar o procedimento e, consequentemente, o serviço se torna mais cômodo.

Diante da pandemia mundial do novo coronavírus a implementação do recurso tecnológico agradou diversas pessoas. Além disso, a versão digital do documento colabora com a prevenção da contaminação pelo vírus, bem como evita mortes.

Como emitir o documento

O proprietário que se interessou pela versão digital do documento e quer emitir o CRLV-e deve garantir que não haja débitos pendentes. 

No estado de São Paulo, o documento para impressão é disponibilizado no item “Licenciamento Digital”.

Para consultar basta acessar os portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou do Detran SP. 

Para realizar o download do documento digital, o proprietário precisa acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, fornecido pelo Governo Federal, que se encontra nas plataformas Android e IOS.

Serviços digitais

No ano passado o Detran de São Paulo realizou diversos atendimentos digitais e chegou a bater recorde com os números registrados, sendo mais de 125 milhões de interações virtuais.

Os veículos de comunicação mais utilizados foram os sites e aplicativos do Detran e Poupatempo.

De acordo com a entidade, entre os principais serviços oferecidos ao público, cerca de 90% podem ser realizados pela internet. Dessa forma, não é mais necessário que os condutores se dirijam até uma unidade física do Detran ou posto do Poupatempo.

Entre os procedimentos mais comuns e que podem ser realizados à distância estão renovação de CNH, transferência de veículos, reabilitação de CNH cassada, pesquisa de débitos e restrições de veículo, consulta de pontuação de multas e outros.

Para acessar os documentos o proprietário poderá acessar o aplicativo do Serpro/Denatran, Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou até mesmo utilizar o site do Detran. 

Caso o dono do automóvel opte pela venda do veículo, ele deverá fazer uma Autorização para Transferência de Propriedade Veicular Eletrônica (ATPV-e).

Se por acaso o CRLV for perdido ou roubado, o proprietário do veículo poderá realizar a impressão do documento novamente. 

Contudo, se o mesmo ocorrer com a Chave de Segurança do CRV o proprietário deverá emitir um novo código a fim de garantir a própria segurança.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

cinco × 5 =