Inscrições abertas para Cursinho Popular da USP 2021. Veja como se inscrever

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo declara abertas as inscrições para o programa Cursinho Popular USP 2021. Quem tiver interesse tem até o dia 14 de fevereiro para realizar a matrícula.  

Estão sendo oferecidas 135 vagas, sobretudo voltadas para pessoas de baixa renda e minorias sociais. Desse total de vagas, 70 são para estudar no período noturno (de 19h às 22h45) e as outras 65 para o vespertino (das 14h às 18h45).  

O início das aulas está marcado para o dia 8 de março. A fim de evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19, tanto as aulas, quanto o processo seletivo, vão ser totalmente online. Por isso, é necessário ter acesso à internet para participar. 

Os alunos deverão se reunir com os professores por videoconferência na plataforma do Google Meet. São aceitas inscrições de estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio ou concluintes de qualquer ano e idade, desde que morem no estado de São Paulo.  

Cursinho Popular USP 2021

Aqueles que cumprirem as regras de inscrição previstas no edital vão poder assistir aulas gratuitas, focadas no conteúdo que é cobrado nas provas de vestibular das universidades federais. Por isso, a grade de ensino é formada pelas seguintes disciplinas: 

  • Biologia Celular e Geral;  
  • Física Óptica, Elétrica e Geral;  
  • Geografia Física e Humana;  
  • Gramática; Redação;  
  • História do Brasil e Geral;  
  • Inglês; Literatura;  
  • Matemática (Álgebra e Geometria); 
  • Química Orgânica e Geral.  

Distribuição das vagas 

A começar pelas 65 vagas ofertadas à turma do período vespertino, 45 estão reservadas para pessoas que se autodeclarem pretas, pardas ou indígenas. Para as pessoas trans a cota é de 3 vagas. As 17 oportunidades restantes são abertas à ampla concorrência. 

Já das 70 vagas do período noturno, 50 são somente para aqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Há também 3 vagas para pessoas trans e 17 para ampla concorrência.  

Se as cotas do Cursinho Popular da USP não forem integralmente preenchidas em qualquer dos turnos, as vagas vão ser disponibilizadas para público geral. 

Como se inscrever? 

Quem se interessar pela oportunidade deve preencher o formulário de inscrição na página do Processo Seletivo Cursinho Popular USP 2021. Nessa etapa serão solicitados os seguintes documentos: 

  • Cópia do RG do candidato e dos demais moradores da residência; 
  • Cópia do CPF do candidato e dos demais moradores da residência; 
  • Cópia de Declaração Escolar ou Histórico Escolar Completo; 
  • Cópia de Comprovante de Endereço (conta de luz, água, telefone, etc.); 
  • Cópia do Comprovante de Renda Familiar de cada um dos integrantes que compõem o núcleo familiar; 

Conforme estabelece o edital, os candidatos também precisam redigir uma carta motivacional e anexá-la ao formulário de inscrição. Caso o contrário, pode haver desclassificação. Não é cobrada taxa de inscrição nem qualquer outro valor. 

Os que tiverem a inscrição aprovada após a análise dos dados serão informados pelo e-mail cadastrado. Na mensagem vai haver também um contrato que, por sua vez, deve ser assinado e enviado de volta para o mesmo endereço eletrônico. 

Calendário geral do processo seletivo 

Etapa 

Data 
Preenchimento do formulário e envio da carta motivacional 

21 de janeiro a  

14 de fevereiro de 2021 

Divulgação 1ª chamada 

2 de março de 2021 
Manifestação de interesse 

2 a 5 de março de 2021 

Início das aulas 

8 de março de 2021 
Divulgação 2ª chamada 

19 de março de 2021 

O edital do Cursinho Popular USP 2021 na íntegra você confere aqui. 

 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

12 − 10 =