Cursos Gratuitos: Cecierj abre 6 mil vagas para professores. Inscrições abertas!

Cecierj oferece vagas para diferentes cursos aos professores da Educação Básica. Profissionais interessados devem se inscrever ainda este mês para o ano letivo de 2021. Vale lembrar que o ensino é gratuito e será ministrado virtualmente.

Cecierj

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro, tradicionalmente conhecida como Fundação Cecierj, anunciou a abertura do processo seletivo do Programa de Formação Continuada.

Aproximadamente 6 mil vagas são ofertadas gratuitamente para professores da Educação Básica, ou seja, do Ensino Fundamental II e Médio. 

Fundação Cecierj oferece atualização profissional aos professores

Entre os cursos ministrados pelo programa estão Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. 

Vale lembrar que a oportunidade só é possível por uma parceria entre a Fundação Cecierj e a Diretoria de Extensão e os cursos serão realizados à distância.

O prazo de inscrição para o Programa de Formação Continuada vai até o dia 17 de fevereiro e os interessados podem se inscrever pelo site cecierj.edu.br/extensao.

Regulamentos

Conforme o Edital divulgado para o processo seletivo os interessados podem se candidatar para cursos que não sejam de suas respectivas áreas de atuação. 

No entanto, o processo seletivo levará em conta a formação e atuação dos profissionais para a escolha dos inscritos.

Outro fator relevante sobre o programa é que ao longo do curso serão publicados conteúdos e discussões em formas de atividades por meio de fóruns e chats direcionados aos temas e aos conteúdos da Educação Básica.

Formação Continuada

O Programa de Formação Continuada promovido pela Cecierj tem como objetivo auxiliar educadores no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes conforme as atualizações propostas para as práticas pedagógicas.

Esse processo é fundamental para que os profissionais atualizem seus conhecimentos e, consequentemente, possam atender às exigências do mercado de trabalho, bem como das propostas dos órgãos de ensino.

Além disso, a aquisição de conhecimentos específicos oferecidos nos cursos faz com que haja uma melhora significativa nas práticas pedagógicas e isso acaba refletindo na construção de conhecimentos por parte dos alunos.

Quando um educador se permite realizar esses cursos é muito mais fácil para ele se adaptar às mudanças sociais e educacionais contextualizadas no âmbito escolar. O profissional acaba se tornando um facilitador durante o processo de aprendizagem do aluno.

Sendo assim, é fundamental que essa prática seja realizada logo após a formação inicial dos professores a fim de que ele possa oferecer um ensino de qualidade e atualizado aos estudantes.

Outros benefícios significativos em relação ao Programa de Formação Continuada são:

  • Didáticas de aulas mais dinâmicas;
  • Facilidade na transmissão do conteúdo das disciplinas;
  • Engajamento dos alunos em processos de aprendizagem;
  • Detecção de diferentes dificuldades de aprendizagem e elaboração de novas estratégias de ensino;
  • Entre outros.

Agora que você conhece as vantagens da formação continuada e conhece todas as formas de se candidatar ao programa do Cecierj, faça sua inscrição.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

9 + 14 =