Detran-RJ vai lançar aplicativo para facilitar a vida do usuário

Para que os usuários tenham acesso facilitado na hora de resolver os assuntos relacionados aos veículos, o Detran-RJ iniciou a criação de um aplicativo de celular.

O lançamento da nova ferramenta foi anunciado pelo presidente do Detran, Adolfo Konder, e de acordo com ele, a novidade será anunciada ainda neste ano.

O presidente do órgão afirmou que o objetivo do aplicativo é deixar o departamento menos burocrático, mais acessível e digital.

Horário de atendimento é ampliado

Ele revelou que novos funcionários estão sendo treinados e que em breve mais vagas para os atendimentos serão disponibilizadas.

Atualmente, o Detran-RJ está com 20 mil vagas diárias para atendimento e deve continuar com os mutirões aos sábados, para atender a demanda que ficou acumulada, devido à pandemia do coronavírus que teve início no ano passado.

É importante saber que em 18 mutirões realizados, mais de 80 mil pessoas foram atendidas. Por isso, o horário do serviço de atendimento, por telefone, foi ampliado e atende ao público das 6h às 0h.

Aplicativo realizará serviços que atualmente é feito nos postos de atendimento

Através do aplicativo, o usuário consegue visualizar o andamento das autuações, fazer download de cópias em PDF de autos de infração, notificações e Avisos de Recebimento (AR), sem precisar ir a um posto para ser atendido.

Konder lembra que já temos acesso ao documento do carro digital e que os agendamentos para os serviços são feitos pelo site.

“Já é possível pedir digitalmente, por e-mail, devolução de taxas, averbação de CNH estrangeira, baixa de restrição de veículo, regularização do motor, certidão de inteiro teor e perícia médica”, lembra.

Fechamento na pandemia causou atraso em diversas solicitações

Devido à pandemia, o Detran-RJ ficou com as portas fechadas entre os meses de março a julho, do ano passado e isso provocou uma demanda grande de tarefas e atendimento.

No entanto, mesmo com os protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir segurança, tanto para o usuário quando para o funcionário, Konder revela que os atendimentos presenciais estão sendo realizados, de forma gradual.

Ele explica que além dos trabalhos acumulados, devido aos meses em que o Detran-RJ está sem serviço, ainda há atendimentos diários, de pessoas que estão com os documentos vencendo e que venderam o carro este mês, por exemplo. “Ou seja: temos que dar conta da demanda reprimida e do movimento normal”, ressalta.

Dificuldades para agendamentos

Muitas pessoas estão reclamando de dificuldades para agendamentos, mas Konder lembra que depois que assumiu o Detran-RJ, em outubro, abriu licitações para regularizar a situação das prestadoras de serviços das três diretorias: veículos, habilitação e identificação civil.

De acordo com ele, se juntar essas demandas com as tarefas diárias, o movimento é muito grande. “Sabemos que precisamos melhorar. A gente discute isso diariamente em reuniões, mas estamos criando opções pra facilitar os agendamentos”, conta fazendo menção as 20 mil vagas para atendimentos abertos para o público todos os dias e mais de 5 mil mutirões realizados aos sábados, além do horário ampliado.

Detran ainda tem setores fechados para atendimento presencial

A pandemia do coronavírus fez com que muitos setores do Detran-RJ deixassem de atender ao público para não prejudicar os usuários, por isso, atualmente estão funcionando os setores que dizem respeito às diretorias de veículos, habilitação e identificação civil.

“Em veículos e habilitação, estamos em cerca de 80% da normalidade, devido à pandemia e dos protocolos de saúde. Na identificação civil, estamos retomando gradativamente o atendimento, mas ainda temos regularizações a fazer. O novo pessoal está sendo treinado. Atualmente, já estamos com 32 postos abertos, além das três unidades do Poupa Tempo. Gradualmente as coisas irão se normalizar. E o novo normal também passa pela digitalização”, finaliza.

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

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