Sisu 2021: ESCS (DF) terá 160 vagas entre os cursos de Medicina e Enfermagem através do Sisu. Entenda

Este ano, o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, será o único meio de ingresso nos cursos de Medicina e Enfermagem que estão sendo oferecidos pela Escola Superior de Ciências da Saúda (ESCS), no Distrito Federal. 

São 80 vagas em cada um dos cursos. Juntos, chegam a 160. Tanto em Medicina, quanto em Enfermagem, há 32 oportunidades destinadas apenas para quem estiver apto ao sistema de cotas.  

No caso, pode concorrer como cotista todo aquele que possuir diploma de ensino fundamental e ensino médio emitidos por escola pública da capital. As outras 48 vagas estão disponíveis para a ampla concorrência. 

Como o Sisu leva em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos, ter participado da última prova é um requisito básico. O edital para os cursos de graduação da ESCS de 2021 já está publicado. 

ESCS abre vagas pelo Sisu

Sobre a Escola Superior de Ciências da Saúde 

A Escola Superior de Ciências da Saúde é uma instituição que ministra cursos a nível de graduação em dois campi do Distrito Federal. O primeiro deles, que é também a sede da escola, está localizado na Asa Norte e é responsável exclusivamente pelas turmas de Medicina. Já na segunda unidade, situada no Setor Sul de Samambaia, é onde acontecem as aulas de Enfermagem. 

Além dos cursos de Medicina e Enfermagem, a ESCS oferta periodicamente cursos de pós-graduação. São eles: 

  • Curso de Especialização em Ensino na Saúde (convênio UERJ); 
  • Curso de Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública; 
  • Curso de Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral; 
  • Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; 
  • Curso de Pós–Graduação Lato Sensu em Homeopatia. 

Como funciona o Sisu em 2021? 

Quem participou do Enem 2020, realizado no mês passado, sabe que a prova aconteceu bem depois do que o de costume. Esse atraso foi mais uma consequência da crise de saúde pública que está sendo enfrentada no país – e no mundo. 

Depois desse imprevisto, todos programas que são promovidos anualmente pelo Ministério da Educação (Mec), a fim de facilitar o acesso ao ensino superior, estão sofrendo um tipo de “efeito dominó”, pois também tiveram a programação adulterada. Afinal de contas, a nota do Enem é a base de avaliação que todos eles têm em comum. 

Por isso, assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies), o Sisu está em processo de lançamento do novo calendário de inscrição. Ou seja, ainda não é possível se candidatar para as vagas de Medicina ou de Enfermagem que foram divulgadas pela ESCS.  

Cabe às pessoas interessadas acompanharem as atualizações sobre a data de abertura do Sisu, prevista para abril. Vale lembrar que as inscrições são feitas pela internet, na página oficial do programa.  

Assim que o período de inscrição for oficialmente anunciado, os candidatos devem recorrer ao site para fazer o preenchimento do formulário e o envio da documentação. Cada item necessário vai estar listado em breve no edital do Sisu 2021. 

Para acessar o edital dos cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS na íntegra clique aqui. 

Leia também: Nota do ENEM: conheça o novo método usado para calcular a nota do ENEM

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

3 × 1 =