Gabarito Enem Digital 2020: Divulgação do Gabarito HOJE (10/02). Acompanhe!

O gabarito do Enem digital, que foi realizado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, vai ser divulgado hoje, dia 10 de fevereiro. A previsão é de que a liberação das respostas corretas seja feita no final da tarde. Essa foi a primeira vez que o Exame Nacional do Ensino Médio foi feito digitalmente.

Com a divulgação do gabarito, os estudantes conseguem ter uma noção básica do desempenho deles nas provas. Ainda sim é importante ressaltar que o Enem segue um modelo diferenciado para a correção das questões,  chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Durante a avaliação, o TRI vai levar em conta, principalmente, a coerência do estudante durante a resolução das questões. Isso faz com que as pessoas que não sabem como resolver as questões e acabam escolhendo uma resposta aleatória, não tenham um desempenho tão bom.

Basicamente, o candidato que acertar os exercícios mais difíceis, também tem que ter acertado os mais simples. Essa é a forma que o sistema avalia o desempenho do estudante. Se ele tiver acertado o exercício mais complexo do Exame e errou o mais fácil, não há coerência.

Assim, mesmo se cinco pessoas acertaram as mesmas questões, as notas delas podem ser bem diferentes!

Balanço Enem Digital 2021

Estudantes de todo Brasil, fazem o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio / Créditos: Marcello Casal

Os níveis de abstenção do Enem Digital 2021 superaram o do Exame impresso. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, 93.079 candidatos eram esperados. Desse número, apenas 28,7% compareceram. Isso significa uma abstenção de 71,3% dos inscritos.

Os Estados com os maiores níveis de abstenção foram Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Mesmo com a ausência de mais da metade dos candidatos, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, se mostrou satisfeito com o resultado. “Como era projeto-piloto, a primeira aplicação, entendemos que estamos muito satisfeitos com o resultado, porque nós conseguimos entregar aquilo que nós nos propusemos. A participação do estudante é uma opção de cada participante, da nossa parte é garantir que as pessoas consigam fazer a prova e se tiver algum problema, garantir a reaplicação”.

 Reaplicação Enem Digital 2021

Pessoas que não conseguiram fazer o Enem Digital por conta de algum sintoma de doença infecciosa, como covid19, ou por problemas de logística podem solicitar a reaplicação da prova. Para isso, basta entrar na Página do Participante e fazer a solicitação até o dia 12 de fevereiro.

As provas de reaplicação serão feitas nos dias 23 e 24 de fevereiro, mas apenas na versão impressa. Até o dia oito de fevereiro, 320 candidatos tinham pedido pela nova chance. Deste número, 194 solicitações foram aprovadas.

Estudantes que ficaram doentes por covid19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por polivírus selvagem, sarampo, rubéola e/ou varicela têm direito ao benefício.

Para comprovar a doença é necessário ter uma documentação. Ela deve conter as seguintes informações:  o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da doença, o código de Classificação Internacional de Doença (CID 10) e a assinatura e da identificação do profissional competente, com o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (RMS) ou em algum órgão competente. Além disso, a data do atendimento precisa estar especificada.

Quem teve dificuldade de logística para realizar o Enem também está apto para pedir a reaplicação. Os seguintes casos são válidos: desastres naturais que prejudicaram a infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico usado pelo participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação.

Estados que não tiveram Enem Digital 2021

O Estado do Amazonas não teve a aplicação do Enem Digital de 2021 por conta da alta nos casos de covid19. O Inep afirmou que vai unir esforços com o governo estadual para fazer a prova nas mesmas datas que foram destinadas para quem solicitou a reaplicação: dias 23 e 24 de fevereiro.

O Inep também suspendeu a realização das provas em Macapá por conta de problemas estruturais. A Defesa Civil interditou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), onde 111 inscritos fariam o Enem.

Avatar
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

Deixe seu comentário

um × três =