Inscrição SISU 2021: Inscrições serão em abril, confirma MEC

Na quarta-feira desta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a notícia de que as inscrições para participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) referente ao primeiro semestre deste ano terão início no dia 6 de abril. O período de inscrição vai até dia 9 de abril, uma semana após a divulgação da nota do Enem 2020, que está prevista para o dia 29 de março.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar a página do SISU. Para ter acesso ao edital completo, o candidato pode acessar o Diário Oficial da União (DOU).

Requisitos

O requisito necessário para concorrer no processo seletivo do Sisu é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020. Candidatos que tenham zerado a prova de redação não poderão concorrer. Além disso, aqueles que participaram do Enem como treineiro também não podem participar.

Logo Sisu

Como se inscrever no Sisu 2021

A inscrição no Sisu é realizada através do site oficial do programa. Antes de realizar a inscrição, é importante que o candidato pesquise a nota de corte do curso para o qual deseja concorrer, pois sua nota no Enem deve ser igual ou superior a nota de corte do curso.

Para fazer sua inscrição pelo site do Sisu, siga os passos abaixo:

  1. Acesse http://sisu.mec.gov.br/;
  2. Quando o período de inscrições de 2021 estiver disponível, clique em “Fazer Inscrição”.
  3. Em seguida, informe seu número de inscrição do ENEM 2020;
  4. Confira seus dados;
  5. Selecione sua primeira e segunda opção de curso;
  6. Selecione a universidade pública que deseja estudar;
  7. Selecione a modalidade de seleção: ampla concorrência ou cotas sociais e/ou raciais, se esta for sua situação.
  8. Clique em “Confirmar inscrição”.

O processo de inscrição pode ser acompanhado pela página do candidato, acessado com o número de CPF ou número de inscrição no Enem.

Enquanto as inscrições estiverem abertas também é possível alterar a primeira e a segunda opção de curso, caso o candidato mude de ideia.

Resultados SISU

De acordo com o edital divulgado na quinta-feira, o resultado da primeira chamada do Sisu deve ser divulgado no dia 13 de abril. Entre o dia 14 e 19 de abril, os aprovados devem efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual o candidato foi aprovado.

Aqueles que não forem chamados na primeira lista do programa ainda poderão concorrer pelas vagas remanescentes, que ficam disponíveis através da lista de espera. O período para manifestar o interesse em concorrer na lista de espera, é entre 13 e 19 de abril.

Mais informações

O Sisu é um sistema disponibilizado pelo governo federal, com o objetivo de desburocratizar o sistema de seleção em cursos de graduação de instituições públicas brasileiras. Esse sistema é baseado na nota do Enem. Por isso, é mandatório que o participante tenha realizado a edição do corrente ano deste exame.

A maior vantagem desse sistema é que o candidato realiza um único exame de seleção, o que deixa o processo menos desgastante e também mais barato para os candidatos e para as instituições públicas que aderiram a este sistema.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos que foram escolhidos no ato de inscrição, baseado na melhor classificação de nota obtida no Enem pelo candidato daquele curso específico.

Apesar desse sistema ser regulamentado pelo MEC, cada universidade pode estabelecer quais e quantas vagas serão disponibilizadas para ingresso através do SISU. Por isso, não são todas as universidades públicas que utilizam esta forma de seleção.

O prazo para que as instituições públicas de educação superior participem do sistema referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Sisu será encerrado na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro. Além disso, a instituição participante deve, obrigatoriamente, descrever todas as condições específicas referente às vagas ofertadas no documento de adesão, como o nome dos cursos e a quantidade de vagas disponíveis.

Observações

  • A primeira e segunda opção de curso escolhidas podem ser da mesma Instituição de Ensino;
  • O processo seletivo via Sisu ocorre duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Por isso, se o candidato não foi aprovado na primeira edição de 2021, ele pode se inscrever novamente no segundo semestre.

 

Deixe seu comentário

19 − 6 =