Inscrição Sisu 2021: Vagas abertas para inscrição em abril de 2021. Entenda!

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) serão abertas somente no mês de abril deste ano.

Os estudantes que desejarem ingressar em instituições públicas de ensino superior poderão utilizar as notas do Enem 2020, que foi adiado por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

É importante saber que o Prouni e o Fies utilizarão as notas de edições anteriores para esta modalidade.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o SISU serão abertas em abril para que os estudantes consigam utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão divulgadas no mês de março.

Vale lembrar que o SISU é a principal porta de entrada para as universidades federais no Brasil.

Datas do Fies e Prouni impedem o uso de nota do Enem em 2021

Segundo texto divulgado pelo MEC, os interessados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferecem bolsas de estudos para instituições privadas, deverão utilizar as notas das edições passadas do Enem.

Para conhecer todas as regras do 1º processo seletivo do Prouni/ 2021, acesse ao site oficial até o próximo dia 15 (terça-feira).

Nota do Enem de 2019 será considerada para 1ª edição do Prouni de 2021

O MEC informou que para que os estudantes não ficassem mais prejudicados, já que as aulas nas instituições de ensino superior estão previstas para começar agora em fevereiro, “os candidatos que já possuem notas do Enem em edições anteriores, os processos seletivos do Prouni e Fies, excepcionalmente, utilizarão as notas das últimas edições do Enem, sendo a nota do Enem de 2019 a que será exigida, apenas na 1ª edição de 2021 do Prouni”, revela.

Ainda segundo o MEC, “para o Fies a exigência continua sendo para utilização das notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010″, destaca o MEC.

A mesma orientação vale para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O edital será publicado até dia 19 de fevereiro, sexta-feira.

Os candidatos que terminaram o ensino médio no último ano, o MEC prevê a abertura dos processos seletivos, sendo Prouni e Fies, na sequência da realização do Sisu, logo após a divulgação do resultado do Enem.

Mudanças no Enem

As datas das provas do Enem precisaram ser alteradas devido à pandemia do coronavírus que teve início em 2020.

As provas foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, mas, os candidatos que optaram pelo exame digital, realizaram a maratona de provas nos dias 31 de janeiro e 7 fevereiro.

Os resultados do exame serão divulgados no dia 19 de março.

Entenda mais sobre o Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos que participaram do Enem.

De acordo com as notas do exame, os candidatos com a melhor classificação são selecionados.

Quem pode participar do Sisu?

Somente os estudantes que participaram do último Enem podem fazer a inscrição no Sisu.

Além disso, a nota na redação não pode ser zero e o candidato não pode ter participado na condição de treineiro.

O candidato inscrito no Sisu pode inscrever-se também no Prouni?

Sim, mas ele precisa atender aos critérios do programa.

O Sisu e o Prouni adotam o Enem mais atual como critério de seleção dos candidatos.

Se, por acaso, o candidato tenha sido selecionado pelos dois programas, ele deverá optar pela bolsa do Prouni ou pelas vagas do Sisu, pois não é permitido que ele esteja matriculado em instituições de educação superior pública e gratuita, simultaneamente.

Para ter acesso a mais informações, acesse ao site do Sisu ou entre em contato pelo telefone: 0800-616161.

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

Deixe seu comentário

um × um =