INSS 2021: Idade mínima para aposentadoria começar a valer a partir de agora. Confira!

Atenção, trabalhadores: as novas regras de transição para aposentarias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão mais rígidas neste ano. Vale saber que elas valem para as pessoas que estão dentro dos requisitos de 2021.

As novas regras começaram a valer depois da publicação da Reforma da Previdência, vigente deste 2019, por isso, é importante se atentar para os novos requisitos e observar se você está apto para solicitar o benefício.

Atualmente, existem três tipos de transição que estão de acordo com a nova legislação. No entanto, é importante saber que em todas elas, são exigidas mais de seis meses de contribuição para a Previdência Social.

Pela regra da idade mínima progressiva é necessário que os homens tenham 61 anos e seis meses de idade para solicitar a aposentaria, enquanto as mulheres devem ter 56 anos e seis meses.

Conheça as outras condições para quem deseja solicitar a aposentaria, de acordo com o tipo de transição. Lembre-se de que é preciso completar os requisitos para conseguir o benefício.

– Aposentadoria por idade mínima progressiva: poderão solicitar, este ano, as mulheres que completarem a idade mínima de 56,5 anos, sendo 30 anos de contribuição.

Já, para os homens, a idade mínima para se aposentar, por idade mínima progressiva, é de 61,5 anos e o tempo de contribuição mínimo é de 35 anos.

– Aposentadoria por pontos: os requisitos de idade e tempo também são considerados nesta modalidade, mas os valores são somados para resultar na pontuação do trabalhador que solicitar a aposentadoria.

Por isso, as mulheres que optarem por esta modalidade, a soma da idade + os anos de contribuição devem somar 87 anos, enquanto para os homens, a pontuação deve chegar a 97.

– Aposentadoria por idade: quem optar por esta regra poderá solicitar o benefício quando completar: 60,5, no caso das mulheres e 65 anos, nos casos de homens.

Vale saber que ambos deverão ter, pelo menos, 15 anos de contribuição ao INSS para garantir a aposentadora por idade.

O que mudou nas regras do INSS?

Antes, as mulheres se aposentavam aos 60 anos, mas agora, elas só poderão solicitar o benefício quando completarem 61 anos, com no mínimo, 15 anos de contribuição ao INSS.

É preciso lembrar que as regras não foram alteradas para os homens.

Já para quem estava a até dois anos da data de aposentadoria por tempo de contribuição, no dia que a reforma entrou em vigor, deverá pagar um pedágio de 50%.

Segundo a regra, o interessado pelo benefício precisará trabalhar mais da metade do tempo que faltava para se aposentar a partir de 13 de novembro de 2019, quando a emenda passou a valer.

Para você entender melhor, de acordo com a Iprev (Instituto de Estudos Previdenciários), um homem que tinha 33 anos, seis meses, 29 dias de contribuição em novembro de 2019, precisará cumprir um pedágio de oito meses e 17 dias para se aposentar, de acordo com as novas regras.

Desta forma, o trabalhador poderá solicitar o benefício em dezembro deste ano.

Já, a mulher que tinha 29 anos de contribuição, na data de mudança, deverá trabalhar mais seis meses. Desta forma, sua aposentaria deverá sair em maio de 2021.

Entenda melhor os principais pontos para as mudanças do INSS que já estão valendo

  • Mulheres devem ter no mínimo 56 anos e seis meses e 30 anos de contribuição para se aposentar, isso na modalidade de aposentaria mínima progressiva;
  • A aposentadoria por pontos deve somar 87 anos para as mulheres e 97 anos para os homens;
  • Na opção de aposentadoria por idade, as mulheres devem ter 60,5 anos e os homens 65 anos, com 15 anos de contribuição.

Em caso de dúvidas sobre este assunto, é importante procurar pelo órgão da sua cidade ou ligar para a central de atendimento no número 135. Os atendimentos são realizados das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme o horário de Brasília.

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

Deixe seu comentário

oito − três =