INSS: Quais são os serviços que podem ser resolvidos pela internet? Vantagens e Cuidados!

Em tempos de pandemia e de muitos serviços oferecidos através da internet, o INSS também oferece a possibilidade de resolver muitos assuntos de forma on-line.

Os diversos serviços relativos a Acordos Internacionais Previdenciários é um exemplo do que pode ser resolvido sem precisar se locomover até uma agência.

Isso porque, as pessoas que precisam tratar sobre este tema, podem buscar informações pelo Meu INSS, site e aplicativo para celular, e através do telefone 135.

Outros serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e Validação do Facultativo de Baixa Renda também podem ser resolvidos sem a necessidade de sair de casa.

Foto: Pronatec

 

Quais serviços podem ser feitos através do site e aplicativo?

No total, o INSS disponibiliza 90 serviços que podem ser realizados à distância. Veja:

  1. Aposentadoria por Idade Urbana;
  2. Salário Maternidade Urbano;
  3. Apuração de Batimento Contínuo/MDS – Decreto 9462/2018;
  4. Agendamentos e Consultas de pedidos;
  5. Extrato Previdenciário (CNIS);
  6. Extrato de Pagamento de Benefício (HISCRE);
  7. Extrato de Empréstimo Consignado;
  8. Extrato para Imposto de Renda (IR);
  9. Carta de Concessão do Benefício;
  10. Agendamento de Perícia Médica;
  11. Declaração de Benefício – Consta/Nada Consta;
  12. Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29;
  13. Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI;
  14. Alterar dados Básicos de Contato;
  15. Resultado da Perícia Médica;
  16. Recurso;
  17. Recurso de Benefício por Incapacidade;
  18. Revisão;
  19. Cópia de Processo;
  20. Recurso – Seguro Defeso;
  21. Cessação de Benefício por Óbito;
  22. Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão;
  23. Cadastrar ou Renovar Representante Legal;
  24. Alteração de Forma de Pagamento;
  25. Reativar Benefício;
  26. Atualização de Dependentes para Imposto de Renda;
  27. Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário;
  28. Desistência de Benefício;
  29. Solicitar Valor não Recebido Até a Data do Óbito do Beneficiário;
  30. Cadastrar ou Atualizar Dependentes para Salário-Família;
  31. Suspender o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho;
  32. Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;
  33. Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo;
  34. Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho;
  35. Transferir Benefício para Outra Agência da Previdência Social;
  36. Cadastrar ou Renovar Procuração;
  37. Atualização do Imposto de Renda para Declaração de Saída Definitiva do País;
  38. Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte;
  39. Atualização de Dados do Imposto de Renda – Retificação da Dirf;
  40. Certidão para Saque de Pis/Pasep/Fgts;
  41. Exclusão de Desconto de Mensalidade Associativa/Sindicato em Benefício Previdenciário;
  42. Solicitação de Exclusão de Empréstimo Consignado;
  43. Cadastrar Pensão Alimentícia;
  44. Aposentadoria por Idade Rural;
  45. Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  46. Auxílio-Reclusão Rural;
  47. Auxílio-Reclusão Urbano;
  48. Benefício Assistencial ao Idoso;
  49. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência;
  50. Certidão de Tempo de Contribuição;
  51. Pecúlio;
  52. Pensão por Morte Rural;
  53. Pensão por Morte Urbana;
  54. Salário Maternidade Rural;
  55. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  56. Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  57. Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso;
  58. Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência – Microcefalia;
  59. Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença;
  60. Saldo na tela (tempo ou valor de benefício);
  61. Calculadora da Aposentadoria por Idade;
  62. Calculadora da Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  63. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Rural;
  64. Acordo Internacional – Aposentadoria por Idade Urbana;
  65. Acordo Internacional – Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  66. Acordo Internacional – Atualização de Atestado de Vida;
  67. Acordo Internacional – Atualização de Dados Cadastrais e/ou Bancários;
  68. Acordo Internacional – Atualização de Dados de Imposto de Renda;
  69. Acordo Internacional – Benefício Exclusivo do País Acordante;
  70. Acordo Internacional – Certificado de Deslocamento Temporário Inicial;
  71. Acordo Internacional – Certificado de Prorrogação de Deslocamento Temporário;
  72. Acordo Internacional – Histórico de Seguro em País Acordante;
  73. Acordo Internacional – Pensão por Morte Rural;
  74. Acordo Internacional – Pensão por Morte Urbana;
  75. Acordo Internacional – Reativação de Benefício;
  76. Acordo Internacional – Recurso
  77. Acordo Internacional – Regularização de Pagamentos em Atraso;
  78. Acordo Internacional – Retificação de Deslocamento Temporário;
  79. Acordo Internacional – Revisão;
  80. Acordo Internacional – Salário-Maternidade;
  81. Acordo Internacional – Transferência de Benefício em Manutenção;
  82. Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de Gps;
  83. Cat, Acréscimo 25%, Isenção de Ir e Auxílio-Acidente;
  84. Inscrição Junto À Previdência Social;
  85. Marcação ou Remarcação de Perícia Médica;
  86. Reemitir Parcelas – Seguro Defeso;
  87. Requerimento de Antecipação de Pagamento da Revisão do Art. 29;
  88. Seguro Defeso – Pescador Artesanal;
  89. Validação Facultativo Baixa Renda;
  90. Atualização de Dados Cadastrais;

Antes da pandemia, a média mensal desses atendimentos, diretamente nas agências, era de mais de 700 mil.

No entanto, com a completa digitalização dos seus serviços, o INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais.

Exterior

Atualmente, existem 17 acordos internacionais que garantem a contagem de tempo de contribuição e cobertura previdenciária para as pessoas que são asseguradas tanto no Brasil quanto no país acordante.

Em países abrangidos pelos acordos, o requerimento inicial é realizado apenas no país de ligação, que geralmente, responde pelo INSS no exterior.

Já, o acompanhamento da solicitação é feito pelo aplicativo Meu INSS, o que facilita (e muito) a vida dos segurados que estão no exterior, pois o telefone 135 só funciona em território brasileiro.

Além desses, 19 serviços relativos a Acordos Internacionais podem ser feitos pelo telefone ou internet.

Entre eles está a solicitação do Certificado de Deslocamento Temporário, que é um documento fornecido pelas empresas, obrigatoriamente, aos trabalhadores que forem a trabalho para outros países em que o Brasil mantenha acordo previdenciário.

Projeto Transformação Digital

Serviços como recurso, revisão e solicitação de pagamento não recebido podem ser realizados pelo Meu INSS e pelo número 135, desde Maio de 2020.

Outro lançamento importante foi a Calculadora da Aposentadoria por Idade, que calcula o tempo que falta para o cidadão se aposentar e ainda simula a renda inicial, mostrando se o segurado tem realmente o direito ao benefício.

O projeto de Transformação Digital do INSS tem o Dataprev entre seus parceiros, que tem como responsabilidade, prover a tecnologia necessária e aplicar a inteligência em diversos processos.

Atualmente, o INSS é vinculado ao Ministério da Economia, órgão a frente da Transformação Digital do Governo Federal.

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

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