Licenciamento Detran RJ: Prazo para o pagamento do Licenciamento 2021 é prorrogado até setembro

Detran do Rio decide adiar as datas para o pagamento do licenciamento de 2021 para setembro. Documentos vencidos em 2020 devem ser pagos logo no começo deste ano.

Detran RJ

O Detran do estado do Rio de Janeiro tomou a decisão de prorrogar o período para a regularização do licenciamento de 2021. Devido a pandemia do novo coronavírus, diversos serviços precisaram ter os prazos ampliados. 

Com isso, a primeira placa dos veículos a vencer este ano terá a data limite prorrogada apenas para o mês de setembro. Dando sequência as outras placas os novos prazos ficaram assim:

  • Final de placa 1 a 2: até 30 de setembro;
  • Final de placa 3, 4 e 5: até 31 de outubro;
  • Final de placa 6, 7 e 8: até 30 de novembro;
  • Final de placa 9 e 0: até 31 de dezembro.

Com isso, os proprietários de veículos também ganham um prazo maior para garantir a regularização do documento referente ao ano de 2020. Veja:

  • Final de placa 0, 1 e 2: até 27 de fevereiro;
  • Final de placa 3, 4, 5 e 6: até 31 de março;
  • Final de placa 7, 8 e 9: até 30 de abril.

Mesmo diante das novas datas é fundamental se atentar ao prazo de vencimento para realizar o licenciamento do veículo.

O não pagamento do tributo pode gerar consequências ao proprietário e ao veículo, como pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multas.

Lembrando que o licenciamento é um procedimento obrigatório que deve ser feito todos os anos, pois ele garante a circulação do veículo pelas vias, bem como comprova que o mesmo está em conformidade com as normas de segurança e ambiental estabelecidas por lei.

Como pagar

Para realizar o pagamento da Guia de Regularização de Taxas (GRT), que se encontra no valor de aproximadamente R$220, o proprietário deve emitir o documento por meio do site do Detran RJ ou do Banco Bradesco.

Vale ressaltar que o licenciamento anual de 2020 será feito somente após o pagamento do Seguro DPVAT que ainda é exigido.

A partir de 2021, o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres não será mais cobrado conforme a determinação do governo federal.

Documento virtual

Pois bem. Depois que a compensação referente ao pagamento das taxas for efetivada, o motorista poderá utilizar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico.

Para isso, basta o motorista fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito diretamente no celular. 

Conheça as novas datas para pagamento

Importante dizer que o app é gratuito e está disponível nas lojas Google Play Store ou Apple Store. Outra possibilidade de acesso é consultar diretamente o site do Departamento Nacional de Trânsito.

Para utilizar o documento digital o proprietário deverá realizar um registro no gov.br. O portal é responsável por fornecer o acesso a documentos como CRLV e CNH digital, ambos válidos em todo território nacional.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

1 × um =