Matrícula Escolar MG: Veja como matricular seu filho nas escolas do estado
A Secretaria de Educação de Minas Gerais declarou aberto o período de matrículas das escolas públicas de todos os 853 municípios do estado. A volta às aulas está marcada para 8 de março. Veja agora como matricular seu filho.
Segundo a Secretaria, o processo continua sendo presencial em 2021. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à instituição indicada para fazer matrícula com os documentos necessários em mãos.
Os alunos que ainda não concluíram o ano letivo referente a 2020 – em razão dos atrasos provocados pela pandemia e pelo ensino a distância – também deverão se matricular neste momento. O prazo vai até o dia 12 de fevereiro.

Quais documentos devo levar para a matrícula?
Para fazer a matrícula escolar nas instituições públicas de Minas Gerais é necessário apresentar pessoalmente os seguintes documentos:
- Comprovante de residência (como conta de água, luz, telefone, etc.) original e cópia, que esteja no nome de um dos pais/responsáveis, ou do próprio aluno, caso ele seja maior de idade.
- CPF do aluno, original e cópia (se aplica apenas a estudantes maiores de 18 anos).
- Cópia e original do CPF de um dos pais ou responsáveis (se aplica a alunos com menos de 18 anos);
- Documento de identificação oficial com foto, como o RG, ou a certidão de nascimento do aluno, acompanhado de cópia;
- Histórico escolar ou declaração de transferência na versão original, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021.
Qual o protocolo de prevenção a ser seguido?
Para fazer a matrícula escolar nas escolas de Minas Gerais foi estabelecido um protocolo de prevenção à contaminação que precisa ser obedecido. A primeira orientação é sobre o uso de máscara, o acessório deve permanecer no rosto enquanto a pessoa estiver na sala de matrícula e nas dependências da escola.
Além disso, apenas um membro da família, que seja maior de 18 anos e responsável pelo aluno, deve se dirigir até a escola indicada para entregar os documentos. Todos que solicitaram a pré-matrícula receberam um e-mail informando o local. Portanto, verifique seu correio eletrônico.
Caso não a mensagem não tenha chegado para você, acesse o site do Cadastro Escolar da Secretaria de Educação do estado para averiguar a situação. Ao abrir a página preencha o campo em branco com o número de inscrição e a data de nascimento do candidato.
Como fazer a nova matrícula se meu filho ainda está estudando?
Tratando-se daqueles que ainda não deixaram a turma de 2020, será preciso solicitar uma declaração de escolaridade na instituição onde o aluno ainda se encontra matriculado. Este documento deve conter os dados do estudante e a data prevista para a conclusão das aulas.
Se não for possível emitir a declaração de escolaridade dentro dos requisitos estabelecidos, é aconselhado que o aluno participe do PET Final Avaliativo. Para quem não conhece, é uma prova que afere o nível de conhecimento absorvido pelo estudante acerca do respectivo ano letivo.
Ao conseguir a aprovação nessa prova o aluno pode obter a declaração de conclusão dos estudos imediatamente. Por isso, o PET tem um papel fundamental, sobretudo em tempos de pandemia.
Leia também: Bolsas de Estudos no Senac – Passo a passo para estudar com desconto
Deixe seu comentário