Matrícula Escolar MG: Veja como matricular seu filho nas escolas do estado

A Secretaria de Educação de Minas Gerais declarou aberto o período de matrículas das escolas públicas de todos os 853 municípios do estado. A volta às aulas está marcada para 8 de março. Veja agora como matricular seu filho. 

Segundo a Secretaria, o processo continua sendo presencial em 2021. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à instituição indicada para fazer matrícula com os documentos necessários em mãos.  

Os alunos que ainda não concluíram o ano letivo referente a 2020 – em razão dos atrasos provocados pela pandemia e pelo ensino a distância – também deverão se matricular neste momento. O prazo vai até o dia 12 de fevereiro. 

Matrícula Escolar MG

Quais documentos devo levar para a matrícula? 

Para fazer a matrícula escolar nas instituições públicas de Minas Gerais é necessário apresentar pessoalmente os seguintes documentos: 

  • Comprovante de residência (como conta de água, luz, telefone, etc.) original e cópia, que esteja no nome de um dos pais/responsáveis, ou do próprio aluno, caso ele seja maior de idade. 
  • CPF do aluno, original e cópia (se aplica apenas a estudantes maiores de 18 anos). 
  • Cópia e original do CPF de um dos pais ou responsáveis (se aplica a alunos com menos de 18 anos); 
  • Documento de identificação oficial com foto, como o RG, ou a certidão de nascimento do aluno, acompanhado de cópia; 
  • Histórico escolar ou declaração de transferência na versão original, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021. 

Qual o protocolo de prevenção a ser seguido? 

Para fazer a matrícula escolar nas escolas de Minas Gerais foi estabelecido um protocolo de prevenção à contaminação que precisa ser obedecido. A primeira orientação é sobre o uso de máscara, o acessório deve permanecer no rosto enquanto a pessoa estiver na sala de matrícula e nas dependências da escola. 

Além disso, apenas um membro da família, que seja maior de 18 anos e responsável pelo aluno, deve se dirigir até a escola indicada para entregar os documentos. Todos que solicitaram a pré-matrícula receberam um e-mail informando o local. Portanto, verifique seu correio eletrônico.  

Caso não a mensagem não tenha chegado para você, acesse o site do Cadastro Escolar da Secretaria de Educação do estado para averiguar a situação. Ao abrir a página preencha o campo em branco com o número de inscrição e a data de nascimento do candidato. 

Como fazer a nova matrícula se meu filho ainda está estudando? 

Tratando-se daqueles que ainda não deixaram a turma de 2020, será preciso solicitar uma declaração de escolaridade na instituição onde o aluno ainda se encontra matriculado. Este documento deve conter os dados do estudante e a data prevista para a conclusão das aulas. 

Se não for possível emitir a declaração de escolaridade dentro dos requisitos estabelecidos, é aconselhado que o aluno participe do PET Final Avaliativo. Para quem não conhece, é uma prova que afere o nível de conhecimento absorvido pelo estudante acerca do respectivo ano letivo. 

Ao conseguir a aprovação nessa prova o aluno pode obter a declaração de conclusão dos estudos imediatamente. Por isso, o PET tem um papel fundamental, sobretudo em tempos de pandemia. 

 Leia também: Bolsas de Estudos no Senac – Passo a passo para estudar com desconto

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

17 − cinco =