Multas de Trânsito: Utilize o app para transferir a multa para outro condutor
Motoristas podem transferir a titularidade de multas pela internet. O serviço digital é rápido, dinâmico e fácil de ser utilizado. Saiba como realizar o procedimento sem sair de casa e evite possíveis imprevistos burocráticos.
Multas e infrações
Motoristas desatentos e imprudentes podem ser surpreendidos com a aplicação de multas diante do desrespeito às legislações de trânsito determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.
A aplicação de multas pode ser realizada por agentes de trânsito ou por câmeras de vigilância e fiscalização. O motorista pode ser autuado em flagrante ou ser comunicado após o ocorrido.
Em ambos os casos é cobrada uma taxa correspondente ao valor de cada infração, bem como a aplicação de pontos na CNH, a Carteira de Habilitação Nacional.

Se o próprio dono do automóvel cometer a infração é ele mesmo quem deverá receber a pontuação e quitar o débito pendente.
Caso o motorista que esteja dirigindo o veículo não seja o proprietário e a multa seja aplicada em flagrante, ele será responsável por receber a pontuação, mas o processo administrativo será comunicado ao proprietário do veículo.
Se a multa for aplicada ao condutor somente após a infração o proprietário do veículo é quem será notificado e deverá responder pela pontuação e pelo pagamento da multa.
Contudo, neste caso existe a possibilidade de transferir a multa para outro condutor. Saiba como realizar o procedimento de forma virtual.
Recomendações
Em caso de necessidade de transferência de multa entre proprietário e condutor é importante que o procedimento seja realizado dentro do prazo determinado.
Se a transferência não ocorrer no período informado pelo órgão de trânsito o proprietário será responsabilizado pela infração.
Contudo, para que a transferência da multa seja efetivada é necessário que alguns requisitos sejam atendidos.
Em primeiro lugar o condutor deve possuir a CNH da mesma categoria do veículo que estava dirigindo.
Além disso, o documento deve estar dentro da validade tanto para o proprietário quanto para o motorista.
Também é necessário que ambos estejam cadastrados no Portal de Serviços do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito.
Como transferir multa
O procedimento de transferência de multa pode ser realizado por meio de plataformas digitais como o Portal de Serviços do Denatran e aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
No caso da transferência pelo Portal de Serviços do Denatran é necessário fazer o login na página, acessar as opções “Meus Veículos”, “Selecionar um Veículo” e “Principal Condutor” e preencher todas as informações necessárias.
Depois disso, a pessoa indicada será comunicada e deverá assumir a pontuação indicada na Carteira de Habilitação Nacional.
Quem optar por fazer o procedimento no aplicativo CDT, deverá fazer a indicação do condutor clicando na opção “Veículos”. Depois de abrir o CRLV digital é só selecionar a opção “principal condutor”.
Vale ressaltar que a indicação da multa para outra pessoa corresponde somente à transferência de pontos na CNH. O pagamento da multa segue em nome do proprietário, mas o acordo sobre o pagamento pode ser feito entre ambos.
Deixe seu comentário