Enem Digital: Pedidos para Reaplicação da Prova devem ser feitos até sexta-feira (12/02). Entenda!

Candidatos que, por motivos de força maior, não conseguiram participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato digital vão ter direito a uma segunda chance. Os pedidos para reaplicação da prova devem ser feitos de hoje (08) até sexta-feira, dia 12 de fevereiro. 

Desde a publicação do edital do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já mencionava que a prova substitutiva iria acontecer para todos os candidatos que manifestassem doenças infectocontagiosas no dia do exame, mediante a apresentação de documento comprobatório. A medida foi adotada como forma de garantir a segurança e a participação dos inscritos mesmo com a pandemia. 

Agora, no entanto, a reaplicação vai valer também para aqueles que não conseguiram fazer a prova em razão de problemas técnicos, como foi relatado por candidatos do Distrito Federal, Minas Gerais e Tocantins. Eles se queixaram de não ter conseguido sequer visualizar a prova pelo computador durante a primeira etapa, no dia 31 de janeiro. 

Quem tiver enfrentado algum contratempo no segundo dia do Enem Digital, em 07 de fevereiro, também poderá solicitar a reaplicação. Desta vez, todas as provas vão ser aplicadas no formato impresso e em um mesmo fim de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Enem Digital Pedidos para Reaplicação

Quais doenças dão direito à prova substitutiva? 

Podem solicitar a reaplicação do Enem Digital 2021 os candidatos que possuírem meios legais de comprovar que no dia da prova – seja na primeira ou segunda etapa – estavam com sintomas de doença infectocontagiosa, por exemplo: 

  • Covid-19; 
  • Coqueluche; 
  • Difteria; 
  • Doença invasiva por Haemophilus influenza; 
  • Doença meningocócica e outras meningites; 
  • Varíola; 
  • Influenza humana A e B;  
  • Poliomielite por poliovírus selvagem; 
  • Sarampo; 
  • Rubéola; 
  • Varicela. 

Como solicitar a nova prova? 

Quem estiver no direito de participar da reaplicação da prova e desejar solicitar, deve acessar a Página do Participante. Basta fazer o login com o número de usuário e senha que já estão cadastrados no site, preencher os dados e enviar a documentação necessária.  

Em caso de candidato que faltou a prova porque estava com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa, o Inep requer o envio de laudo, relatório, diagnóstico ou atestado. Qualquer um será aceito, desde que estejam assinados e carimbados por um médico e que conste o respectivo número de inscrição no Conselho Nacional de Medicina do Ministério da Saúde (CRM).  

Além disso, o documento deve informar qual o Código Internacional de Doença (CID) atribuído ao paciente, nome, sobrenome e a data do atendimento no consultório/ambulatório. 

O Inep ressalta que não se responsabilizará em caso de congestionamento e/ou falha no site, nem tampouco pelo recebimento dos documentos. Portanto, cabe somente ao aluno tomar as providências para a solicitação da reaplicação do Enem, em conformidade com as exigências do edital. 

Vale lembrar que as fotocópias dos documentos que forem anexados ao pedido de reaplicação da prova devem ser encaminhadas no formato PNG, PDF ou JPG, com no máximo 2 MB.   

Cronograma do Enem Digital 

Etapa

Data  

Solicitação da reaplicação da prova 

8 a 12 de fevereiro 
Publicação dos gabaritos da prova 

10 de fevereiro 

Reaplicação do Enem 

23 e 24 de fevereiro 
Divulgação dos resultados da primeira chamada 

29 de março 

 Leia também: Enem 2021: Data da Prova deve ser mantida para Novembro ou Dezembro. Veja o que diz o governo

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

18 + 4 =