PIS/Pasep tem saque liberado. Veja como fazer o seu!

Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil começam os pagamentos do PIS/Pasep. Servidores públicos e trabalhadores da rede privada já podem sacar o benefício de acordo com o calendário oficial do pagamento. 

Saque

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram a liberação dos saques do abono salarial PIS/Pasep a partir de hoje, 11 de fevereiro.

Os trabalhadores do setor privado nascidos entre março e junho e os trabalhadores do setor público com número de benefício com final 6 a 9 tiveram os benefícios creditados no último dia 9.

Saques começaram essa semana

Os trabalhadores do setor público receberam o benefício em conta corrente no Banco do Brasil e os trabalhadores do setor privado receberam em conta corrente na Caixa Econômica Federal.

Lembrando que o calendário de pagamentos do PIS/Pasep leva em consideração o mês de nascimento dos trabalhadores da iniciativa privada e o número final da inscrição para os servidores públicos.

Como sacar

O valor do PIS é depositado em conta existente ou em Conta Poupança Social Digital e pode ser sacado com o Cartão do Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nas agências bancárias. O valor do Pasep pode ser sacado diretamente nas agências do Banco do Brasil.

Em ambos os casos os benefícios ficarão disponíveis aos trabalhadores até 30 de junho de 2021, pois é o prazo final para o recebimento do PIS/Pasep.

Valor

Por conta do ajuste feito no salário mínimo em janeiro, o valor do abono salarial este ano varia de R$92 a R$1.100 conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2019. Além disso, só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses completos de 2019.

Quem tem direito

Para saber quem tem direito ao abono salarial basta saber quem recebeu até dois salários mínimos mensais, em média, com carteira assinada.

Além disso, quem ainda ainda exerceu atividade remunerada durante o período de 30 dias em 2019. 

Também é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e possuir os dados atualizados pelo empregador diretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.

Trabalhadores que tiverem dúvidas sobre o pagamento do PIS/Pasep podem consultar o site oficial da Caixa Econômica Federal.

Na plataforma é possível se informar sobre uma série de conteúdos relacionados ao Abono Salarial, bem como realizar consultas e serviços virtualmente. 

Documentação necessária, como realizar os procedimentos, condições de saque e pagamento e outras informações também podem ser obtidas diretamente no site da Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores também podem entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil no telefone 4004-0001 para regiões metropolitanas ou contatar o número 0800 729 0088 para demais cidades.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

10 − 2 =