Profissões 2021: Veja os setores que vão contratar mais e PAGAR MELHOR em 2021

A pandemia do Covid-19, que teve início no começo de 2020, causou dois grandes impactos no mercado de trabalho: existem mais demandas para os profissionais de saúde e de tecnologia, já que muitas empresas passaram por uma transformação digital.

O LinkedIn, rede social profissional, fez um levantamento para descobrir quais empregos mais cresceram entre os meses de abril e outubro de 2020, comparando com o mesmo período em 2019.

Os empregos em alta foram definidos pela rede social, a partir da análise de 15 mil cargos para descobrir os cargos que mais cresceram no período citado.

No Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia, os dados mostram um investimento em projetos relacionados ao novo coronavírus.

Primeiro, foi identificado que organizações de estudos clínicos, como o Instituto Butantan, estavam entre as empresas que mais contrataram profissionais do setor de pesquisas e de farmácia para suprir essa demanda.

Além disso, a contratação de enfermeiros de terapia intensiva teve um crescimento de 820%, em comparação com o ano anterior, e, para a especialização de saúde mental, devido ao estresse ligado ao bem-estar neste momento, houve um crescimento de 34%.

Já na tecnologia, as áreas de desenvolvedores, engenheiros de software, designers de produtos e especialistas de segurança cibernética, são apenas algumas profissões que se destacaram.

O LinkedIn identificou também que, pelo menos, 20% dos cargos abertos são para funções remotas. Uma grande revolução, já que aqui no Brasil, essas vagas eram poucos divulgadas ou contratadas.

Separamos neste texto, a lista completa das profissões com mais chances de contratação neste ano. Será que você já atua em alguma delas? Confira!

  1. Médicos especializados: medicina, enfermagem em terapia intensiva, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, biologia, clínico geral, enfermeiro de saúde pública e enfermeiro de pronto-socorro.
  2. Especialistas em saúde mental: psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental.
  3. Farmacêuticos e pesquisadores: assistente de laboratório, técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.
  4. Especialistas em E-commerce: produtos SAP, operações de depósito, gerenciamento de logística, técnico(a) em logística, controle de estoque, analista de e-commerce,  gerente de e-commerce, diretor(a) de cadeia de suprimentos, analista de estoque, operário(a) de estoque.
  5. Profissionais autônomos de conteúdo digital: marketing digital, YouTube, experiência em podcasts, coordenador(a) de conteúdo e edição de vídeos.
  6. Especialistas em marketing digital: marketing digital, marketing de influência, mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO) e redator para experiência de usuário.
  7. Serviços criativos: ilustração, jornalismo, redação, design gráfico, figurinista e modelagem 3D.
  8. Análises de dados: engenheiros de dados, analista de dados, analista de desempenhos e analistas de validação;
  9. Cargos em tecnologia: Cascading Style Sheets (CSS), consultor (a) de design de produto, desenvolvedor (a) de jogos, desenvolvedor(a) de backend desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.
  10. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios: gestão de vendas, pré-vendas, gestão comercial, negociação, assistente operacional de vendas, e-commerce e planejamento de negócios.
  11. Telemarketing: atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone, representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.
  12. Cargos de sucesso de clientes: atendimento ao cliente, líder de atendimento ao cliente, negociação, planejamento de negócios, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.
  13. Profissionais de finanças: análise financeira, mercado de capitais, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, serviços bancários, diretor(a) financeiro(a), supervisor(a) de contas a receber, bancário(a), consultor(a) de serviços financeiros e negociações.
  14. Profissionais de varejo: merchandising, atendimento ao cliente, marketing, especialista em varejo.

Este será um ótimo momento para investir em uma carreira ou mudar de área, caso você já atue no mercado de trabalho.

Estude, observe e prefira as profissões citadas aqui, caso você se identifique com algumas delas, já que elas oferecerão mais oportunidades para pessoas que atuem nestas áreas, independente da idade e sexo.

Bruna Santos
Jornalista formada pela Universidade Braz Cubas (UBC), em Mogi das Cruzes, com experiência em mídias impressas e on-line.

Deixe seu comentário

13 − cinco =