ProUni 2021: Pré-Selecionados na 2ª chamada têm até 24/02 para fazer matrícula. Entenda!

Candidatos aprovados no ProUni devem realizar a matrícula na instituição de ensino superior de interesse até a próxima semana. As vagas que não forem preenchidas serão destinadas às bolsas remanescentes.

Matrícula

Candidatos pré-selecionados para a segunda chamada do Programa Universidade para Todos têm até o dia 24 de fevereiro para atestar as informações fornecidas na inscrição e efetivar a matrícula. 

O procedimento está disponível desde o dia 8 de fevereiro e deve ser realizado diretamente nas instituições de ensino de interesse.

Quem perder o prazo perderá a chance de utilizar o ProUni

Lembrando que a lista dos candidatos aprovados e o cronograma do ProUni, podem ser consultados diretamente no site do programa.

Este ano mais de 13 mil cursos serão promovidos pelo ProUni em aproximadamente 1030 instituições de ensino situadas em diferentes estados, bem como no Distrito Federal. 

Com isso, aproximadamente 162 mil bolsas são oferecidas, incluindo cerca de 52 mil destinadas a cursos à distância.

ProUni

O Prouni é o programa idealizado pelo governo federal que concede bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior. As bolsas são integrais e parciais de acordo com a necessidade do candidato.

No entanto, uma série de critérios são estabelecidos para a concessão das bolsas e, por isso, na hora de realizar a matrícula é necessário comprovar todas as informações fornecidas durante a inscrição.

Acompanhe a relação de documentos necessários:

  • Documento de identificação do candidato e de todos do grupo familiar. São aceitos RG, CNH, Carteira Funcional, Registro de Estrangeiros, Passaporte, entre outros;
  • Comprovante de residência, conta de água, luz, boleto, contrato de aluguel, entre outros poderão ser usados. O documento deve estar em nome do estudante ou de um dos membros do grupo familiar e deve ser atual;
  • Comprovante de rendimentos do grupo familiar, são aceitos contracheques, declaração de imposto de renda, extrato da conta bancárias e mais. Vale lembrar que todas as pessoas listadas como membros do grupo familiar deverão ter a documentação registrada;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio, certificado de conclusão, comprovante da condição de bolsista no ensino médio;
  • Documento que comprove o trabalho na educação básica pública, apenas para os professores inscritos;
  • Documento que comprove a deficiência, quando for o caso, Laudo médico especificando a condição e o grau dela.

No caso dos candidatos que não foram selecionados por meio de chamadas regulares, é possível participar da lista de espera. 

Para isso, é necessário manifestar interesse pelo site entre os dias 1 e 2 de março. A divulgação do resultado para as vagas remanescentes é esperado para o dia 5 de março com matrículas entre 8 e 12 de março.

Importante ressaltar que as bolsas remanescentes do Prouni são oferecidas a novos candidatos por não terem sido ocupadas.

Geralmente, a seleção das bolsas remanescentes do ProUni ocorre após 60 dias da seleção regular, mas o prazo pode ser alterado de acordo com a organização do programa.

Lembrando que os requisitos para as vagas remanescentes são os mesmos do processo regular. No entanto, é permitido aplicar a nota de qualquer edição do Enem a partir do ano de 2010.

Além disso, a seleção dos novos candidatos é realizada por ordem de chegada e de forma automática. Porém, a bolsa só é efetivada após a confirmação dos dados e da matrícula.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

nove − 1 =