Saiba como funciona o processo administrativo do INSS — entenda como conseguir
Se você é aposentando e quer uma revisão do valor do benefício, é importante que saiba como funciona o processo administrativo do INSS para depois conseguir esse documento.
Os segurados que solicitaram a cópia digital desse documento, precisam esperar que ele seja liberado — prazo máximo de dois meses.
No entanto, por meio do aplicativo Meu INSS, é possível pular essa etapa e resolver tudo em pouco tempo. Neste post, saiba mais sobre como fazer isso.
Como conseguir o processo administrativo do INSS?

Antes de tudo, entenda que a cópia do processo não é para todos os segurados. Ou seja, esse processo é destinado aos aposentados cujos pedidos são mais antigos e que não foram digitalizados.
A seguir, veja como baixar o processo:
- Em seu smartphone, clique em “Meu INSS;
- Na tela inicial, acesse o título “Agendamentos/Solicitações”;
- Entre os serviços oferecidos, procure o item que corresponda ao que você está procurando e em seguida, clique sobre a luta que vai detalhar o requerimento;
- Com o scroll do mouse, role a tela e procure a imagem descrita por “Baixar processo”.
Saiba como funciona o processo administrativo do INSS: solicitando a cópia do documento
Os aposentados que têm solicitações antigas e que ainda não passaram pela digitalização, é preciso solicitar a cópia do processo por meio do portal do Meu INSS. Caso a cópia esteja disponível, basta seguir o passo a passo:
- Clique sobre o login do Meu INSS;
- Acesse o título “Agendamento/Solicitações”;
- Clique em “Novo requerimento”;
- Selecione o serviço desejado e clique sobre “Atualizar”;
- Faça a checagem a respeito de seus dados de contato, e em seguida clique em “Avançar”;
- Para concluir o seu pedido, faça o preenchimento de todos os dados necessários.
No Meu INSS, clicando no serviço “Agendamento/Solicitações”, torna-se possível realizar o acompanhamento da resposta do processo.
Formas de acesso a plataforma do Meu INSS
Há duas formas de acessar a plataforma Meu INSS, que é pelo aparelho celular via aplicativo ou através do site.
Essa última maneira pode ser por meio do endereço: gov.br/meuinss. Para isso, é possível utilizar o computador ou smartphone, desde que o aparelho eletrônico esteja com acesso à internet.
Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ter um aparelho celular. Com ele tendo acesso à internet, vá até a loja de aplicativos do celular e procure por “Meu INSS”. Assim que o encontrar, faça o seu download.
Cadastro no Meu INSS
Após baixar o aplicativo e fizer sua instalação, é necessário efetuar o cadastro. O aposentado, depois desses passos, pode logar no aplicativo Meu INSS e assim, promover a solicitação do serviço que deseja.
A tela inicial possui diversas sugestões de alguns intens. Assim, para ter acesso a eles, só é preciso clicar no item que satisfaça suas buscas e seguir as orientações dadas.
Como solicitar a revisão?
Para ter revisões com o intuito de requerer análise sobre o valor recebido na aposentadoria, é necessária a ajuda de um advogado especializado na área.
Isso porque o processo de revisar o processo foi originado sob decisão no STJ. Dessa forma, é na justiça que se solicita e faz a revisão — uma vez que o INSS não tem a obrigação de revisar.
Veja também: INSS paga benefícios mesmo para quem nunca contribuiu
Deixe seu comentário