Saiba como funciona o processo administrativo do INSS — entenda como conseguir

Se você é aposentando e quer uma revisão do valor do benefício, é importante que saiba como funciona o processo administrativo do INSS para depois conseguir esse documento.

Os segurados que solicitaram a cópia digital desse documento, precisam esperar que ele seja liberado — prazo máximo de dois meses.

No entanto, por meio do aplicativo Meu INSS, é possível pular essa etapa e resolver tudo em pouco tempo. Neste post, saiba mais sobre como fazer isso.

Como conseguir o processo administrativo do INSS?

Saiba como funciona o processo administrativo do INSS

Antes de tudo, entenda que a cópia do processo não é para todos os segurados. Ou seja, esse processo é destinado aos aposentados cujos pedidos são mais antigos e que não foram digitalizados.

A seguir, veja como baixar o processo:

  1. Em seu smartphone, clique em “Meu INSS;
  2. Na tela inicial, acesse o título “Agendamentos/Solicitações”;
  3. Entre os serviços oferecidos, procure o item que corresponda ao que você está procurando e em seguida, clique sobre a luta que vai detalhar o requerimento;
  4. Com o scroll do mouse, role a tela e procure a imagem descrita por “Baixar processo”.

Saiba como funciona o processo administrativo do INSS: solicitando a cópia do documento

Os aposentados que têm solicitações antigas e que ainda não passaram pela digitalização, é preciso solicitar a cópia do processo por meio do portal do Meu INSS. Caso a cópia esteja disponível, basta seguir o passo a passo:

  • Clique sobre o login do Meu INSS;
  • Acesse o título “Agendamento/Solicitações”;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Selecione o serviço desejado e clique sobre “Atualizar”;
  • Faça a checagem a respeito de seus dados de contato, e em seguida clique em “Avançar”;
  • Para concluir o seu pedido, faça o preenchimento de todos os dados necessários.

No Meu INSS, clicando no serviço “Agendamento/Solicitações”, torna-se possível realizar o acompanhamento da resposta do processo.

Formas de acesso a plataforma do Meu INSS

Há duas formas de acessar a plataforma Meu INSS, que é pelo aparelho celular via aplicativo ou através do site.

Essa última maneira pode ser por meio do endereço: gov.br/meuinss. Para isso, é possível utilizar o computador ou smartphone, desde que o aparelho eletrônico esteja com acesso à internet.

Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ter um aparelho celular. Com ele tendo acesso à internet, vá até a loja de aplicativos do celular e procure por “Meu INSS”. Assim que o encontrar, faça o seu download.

Cadastro no Meu INSS

Após baixar o aplicativo e fizer sua instalação, é necessário efetuar o cadastro. O aposentado, depois desses passos, pode logar no aplicativo Meu INSS e assim, promover a solicitação do serviço que deseja.

A tela inicial possui diversas sugestões de alguns intens. Assim, para ter acesso a eles, só é preciso clicar no item que satisfaça suas buscas e seguir as orientações dadas.

Como solicitar a revisão?

Para ter revisões com o intuito de requerer análise sobre o valor recebido na aposentadoria, é necessária a ajuda de um advogado especializado na área.

Isso porque o processo de revisar o processo foi originado sob decisão no STJ. Dessa forma, é na justiça que se solicita e faz a revisão — uma vez que o INSS não tem a obrigação de revisar.

Veja também: INSS paga benefícios mesmo para quem nunca contribuiu

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário

11 + 8 =