SISU, Prouni e FIES têm cronograma de processos seletivos definidos. Conheça!

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio os candidatos podem participar dos processos seletivos de vagas oferecidas para o ensino superior. Para isso, devem utilizar o SiSU, ProUni ou Fies em diferentes instituições.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, promove a inserção de estudantes em instituições públicas federais ou estaduais de ensino superior.

De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Educação, o período de inscrição para o processo seletivo do Sisu é entre os dias 6 e 9 de abril.

O resultado está previsto para 13 de abril e as matrículas deverão ser realizadas entre 14 e 19 de abril.

Acompanhe as datas e se inscreva para os programas

Lembrando que o edital do programa deverá ser publicado somente após o resultado do Enem 2020, previsto para 29 de março.

Outro fator importante é que o Ministério da Educação prorrogou o prazo de adesão de instituições superiores ao sistema para 23 de fevereiro.

Em relação ao número de vagas e cursos oferecidos pelo Sisu, cabe à própria instituição de ensino superior fornecer as informações.

Ainda sobre o Sisu, para participar o estudante deve ter participado de edição recente do Enem, bem como não ter zerado a redação.

A previsão para a segunda seleção do Sisu 2021 é entre 7 e 10 de junho, com resultado até o dia 14 do mesmo mês.

Ressaltando que essas datas ainda são apenas estimativas, elas ainda podem ser alteradas caso o ministério perceba a necessidade.

ProUni e Fies

O processo seletivo do ProUni e do Fies com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2021 já estão em fase final.

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos em instituições da rede particular e o Fundo de Financiamento Estudantil concede recursos aos estudantes.

No caso do ProUni o prazo para a fase de comprovação das informações é 24 de fevereiro e o período de inscrição na lista de espera começa em 1 de março. Em relação ao Fies, a fase de lista de espera está prevista para o dia 18 de março.

Infelizmente em ambos os programas os estudantes não puderam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para as primeiras seleções.

No entanto, a aplicação da nota poderá ser feita no segundo processo seletivo tanto do ProUni quanto do Fies.

A previsão de abertura do segundo processo seletivo é para depois da divulgação da nota do Enem 2020.

Vale lembrar que os dois sistemas de seleção podem contar com uma edição extra neste ano de acordo com o anúncio feito pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

As mudanças no sistema são consequência da pandemia do novo coronavírus que obrigou a prorrogação dos processos seletivos educacionais em 2020 e segue sem previsão de se normalizar.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

doze + 17 =