SISU, Prouni e FIES têm cronograma de processos seletivos definidos. Conheça!
Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio os candidatos podem participar dos processos seletivos de vagas oferecidas para o ensino superior. Para isso, devem utilizar o SiSU, ProUni ou Fies em diferentes instituições.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, promove a inserção de estudantes em instituições públicas federais ou estaduais de ensino superior.
De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Educação, o período de inscrição para o processo seletivo do Sisu é entre os dias 6 e 9 de abril.
O resultado está previsto para 13 de abril e as matrículas deverão ser realizadas entre 14 e 19 de abril.

Lembrando que o edital do programa deverá ser publicado somente após o resultado do Enem 2020, previsto para 29 de março.
Outro fator importante é que o Ministério da Educação prorrogou o prazo de adesão de instituições superiores ao sistema para 23 de fevereiro.
Em relação ao número de vagas e cursos oferecidos pelo Sisu, cabe à própria instituição de ensino superior fornecer as informações.
Ainda sobre o Sisu, para participar o estudante deve ter participado de edição recente do Enem, bem como não ter zerado a redação.
A previsão para a segunda seleção do Sisu 2021 é entre 7 e 10 de junho, com resultado até o dia 14 do mesmo mês.
Ressaltando que essas datas ainda são apenas estimativas, elas ainda podem ser alteradas caso o ministério perceba a necessidade.
ProUni e Fies
O processo seletivo do ProUni e do Fies com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2021 já estão em fase final.
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos em instituições da rede particular e o Fundo de Financiamento Estudantil concede recursos aos estudantes.
No caso do ProUni o prazo para a fase de comprovação das informações é 24 de fevereiro e o período de inscrição na lista de espera começa em 1 de março. Em relação ao Fies, a fase de lista de espera está prevista para o dia 18 de março.
Infelizmente em ambos os programas os estudantes não puderam usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para as primeiras seleções.
No entanto, a aplicação da nota poderá ser feita no segundo processo seletivo tanto do ProUni quanto do Fies.
A previsão de abertura do segundo processo seletivo é para depois da divulgação da nota do Enem 2020.
Vale lembrar que os dois sistemas de seleção podem contar com uma edição extra neste ano de acordo com o anúncio feito pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.
As mudanças no sistema são consequência da pandemia do novo coronavírus que obrigou a prorrogação dos processos seletivos educacionais em 2020 e segue sem previsão de se normalizar.
Deixe seu comentário