Vacina Covid Fortaleza: Entenda o calendário e as prioridades da vacinação na capital cearense

A vacinação contra a covid19 já começou em todo o país em janeiro. Em Fortaleza, grupos prioritários foram os primeiros a serem vacinados, como foi orientado pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Atualmente, quem está sendo imunizado são:

  • Trabalhadores da atenção primária, que atuam nos postos de saúde;
  • Profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia em hospitais;
  • Idosos acima de 75 anos;
  • Pessoas acima de 60 anos que moram em instituições de longa permanência;
  • Deficientes acima de 18 anos também institucionalizados.

As pessoas que integram esses grupos devem solicitar o agendamento da vacinação. Basta entrar no aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou no site Vacine Já e inserir os dados pessoais.

No local de vacinação é necessário apresentar documento oficial com foto. Além disso, os profissionais de saúde precisam comprovar que atuam na área. Eles podem fazer isso com os seguintes documentos: : carteira do conselho de classe; carteira profissional; contracheque ou declaração da unidade de saúde em que atua.

Os idosos com mais de 75 anos têm a possibilidade de escolher se preferem receber equipes de vacinação onde vivem para receber o imunobiológico ou se vão nas estações Drive Thru.

Em Fortaleza, o Centro de Eventos também é considerado o “point” da vacinação. Lá, todos os processos de imunização são centralizados.

Vacinação domiciliar em Fortaleza

Foto: Thiago Gaspar

O agendamento da vacinação em domicílio tem como objetivo ajudar muitas pessoas com dificuldade de locomoção ou que preferem ficar nas residências em que moram para evitar a exposição com o vírus. Ainda sim, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza reforça que  alguns golpes têm sido realizados nesse sentido.

Pessoas de má fé tentam entrar nas casas dos cidadãos alegando que fazem parte das equipes de imunização. Por isso é necessário diferenciar os profissionais da saúde, que estão vacinando a população, dos golpistas.

Ao receber uma visita, fique atento se:

  • O profissional que vai vacinar já tem o nome completo e endereço da pessoa a ser vacinada;
  • O horário de visitação, que é de 8h às 17h, está sendo cumprido;
  • A equipe veste a camisa amarela com a marca da campanha e da Prefeitura;
  • Profissionais usam crachás de identificação;
  • Os vacinadores usam Equipamento de Proteção Individual (EPI), como mascaras, luvas e/ou face shield;

Caso haja suspeitas de uma ação irregular, a população pode ligar nos números 3452.6990 e 3452.6779 para confirmar se a equipe é da prefeitura.

Drive Thru para a vacinação contra a covid19

Em Fortaleza está previsto que o sistema de Drive Thru para a vacinação de idosos começa nesta semana.  Essa modalidade vai servir para que a vacinação seja feita em idosos com mais de 75 anos na capital do Ceará.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Prefeitura, o órgão ainda está em fase de planejamento para essa ação. As informações sobre o Drive Thru serão divulgadas da mesma forma que está sendo feito com a vacinação em domicílio: a população que faz parte dos grupos prioritários vão receber um email ou mensagem via WhatsApp avisando a data, horário e local da imunização.

A Rede de Atenção Primária e Psicossocial reforça que só será atendido nesse sistema as pessoas que solicitaram pelo Drive Thru. Quem não tiver agendado e feito a solicitação não será vacinado.

Balanço de vacinação contra a covid 19 em Fortaleza

Segundo o último balanço divulgado pela Prefeitura de Fortaleza, no dia 31 de janeiro, 42.961 pessoas já foram vacinadas na capital cearense. Apenas durante o último final de semana do mês de janeiro 4916 doses foram aplicadas.

A partir desta segunda-feira, dia primeiro de fevereiro, trabalhadores da atenção primária, que atuam nos 116 postos de saúde de Fortaleza serão vacinados no Centro de Eventos do Ceará. A vacinação vai ser feita até o dia 2 de fevereiro, terça-feira. Nesses casos, a imunização e a Corona Vac.

Os idosos que estão recebendo visitas domiciliares recebem o imunizante da Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou no site Vacine Já. Quem não tiver acesso a internet, pode solicitar para que um familiar vá até um posto de saúde para marcar uma data, horário e local para que o idoso receba a vacina.

Avatar
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

Deixe seu comentário

um × dois =