Melhores cidades para morar em Santa Catarina: as 10 melhores para você avaliar

Conheça as 10 melhores cidades para se morar em Santa Catarina e veja dicas de coisas que você sempre deve levar em consideração ao escolher!

Santa Catarina é um estado com diversas cidades que oferecem qualidade de vida e atrativos para os moradores. Mas quais as melhores cidades para se morar em Santa Catarina?

Seja você um turista em busca de um lugar para se estabelecer ou um residente em busca de uma nova cidade para morar, este guia do Folha do Sul irá apresentar as melhores cidades para morar em Santa Catarina. Confira!

Melhores cidades para morar em Santa Catarina

Sem mais delongas, vamos à lista principal das melhores cidades para se morar em Santa Catarina!  No final, não deixe de conferir as dicas que você deve levar em consideração na hora de escolher seu novo lar!

1. Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Localizada no Vale do Itapocu, Jaraguá do Sul destaca-se por ser um polo industrial, com baixo índice de violência e atrativos naturais para o turismo de aventura.

Além disso, conta com belas paisagens e uma economia em crescimento, oferecendo uma excelente qualidade de vida para seus moradores.

2. Brusque

Brusque, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Conhecida como um dos berços da indústria têxtil, Brusque possui um baixo índice de violência aliado a muita tranquilidade.

Além disso, a cidade tem ainda um clima ameno (ideal para quem não está acostumado às baixas temperaturas do Sul) e uma infraestrutura que certamente atenderá suas exigências!

3. Joinville

Joinville

Maior cidade catarinense, Joinville destaca-se pela cultura, pelas indústrias e pela proximidade a São Francisco do Sul, que tem um vasto centro histórico e belíssimas praias.

Com uma extensa programação cultural, a cidade oferece portanto um amplo leque de opções de lazer e entretenimento, além de oportunidades de emprego em diversos setores.

4. Blumenau

Blumenau, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Além do indiscutível destaque no setor tecnológico, Blumenau é referência turística e também tem uma localização próxima às praias do litoral.

A cidade tem uma fortíssima influência da cultura alemã, oferecendo diversos tradicionais germânicos, como a famosa Oktoberfest, por exemplo, além de uma infraestrutura completa para os moradores.

5. Chapecó

Chapecó

Considerada um polo industrial, financeiro e de educação, Chapecó atrai pessoas em busca de oportunidades de emprego e negócios.

A cidade se destaca principalmente pela economia forte e boa qualidade de vida, e por isso a destacamos aqui como uma ótima opção.

6. Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

Com belas praias, infraestrutura turística completa e empreendimentos imobiliários, Balneário Camboriú é uma das cidades mais atrativas para se morar atualmente em Santa Catarina.

Além disso, destaque também para a localização privilegiada entre dois aeroportos. Caso você precise ou planeje viajar com frequência, não terá portanto problemas morando em Balneário Camboriú!

7. Criciúma

Criciúma, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Destacando-se na exploração de carvão, indústria, pecuária e agricultura, Criciúma  e possui portanto uma economia fortalecida, mas também se destaca por ficar bem próxima ao litoral.

Se você busca oportunidades de trabalho, qualidade de vida, infraestrutura e proximidade às praias catarinenses, essa é uma ótima opção!

8. São José

São José, Santa Catarina

Vizinha da capital Florianópolis, São José é uma cidade bastante geradora de empregos, mas com o diferencial de ter acesso facilitado a belezas naturais e opções de lazer.

Além disso, graças à posição estratégica, São José oferece fácil acesso a outras regiões importantes do Estado, principalmente à capital.

9. Itajaí

Itajaí, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Sede do maior porto do Brasil, a cidade de Itajaí é promissora para investimentos e oferece qualidade de vida equilibrada, com praias e opções de comércio e serviços diversificados.

Ou seja, uma cidade com muito potencial para quem busca boa qualidade de vida e crescimento profissional em diferentes áreas.

10. Florianópolis

Florianópolis, uma das melhores cidades de Santa Catarina para se morar

Por fim, apesar de ocupar a última posição na lista, Florianópolis é a capital do estado e tem tudo o que você pode estar procurando: alta qualidade de vida, praias famosas, polo tecnológico e inovação.

Entretanto, esteja pronto para enfrentar toda a agitação de uma capital. Assim sendo, se você vem do interior e não está acostumado com a “cidade grande”, pode se assustar um pouco com o ritmo.

O que levar em consideração na hora de escolher onde morar em SC?

Separamos aqui algumas coisas que você deve levar em consideração ao escolher uma cidade para morar em Santa Catarina ou em qualquer outro estado:

  • Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): Indica a qualidade de vida da população e a infraestrutura oferecida pela cidade.
  • Segurança: Sempre verifique o índice de violência e a taxa de criminalidade da região, da cidade e do bairro.
  • Oportunidades de emprego: A cidade está abrindo novas vagas? Conta conta a presença de indústrias, comércios e empresas?
  • Educação: Caso tenha filhos, não deixe portanto de verificar a disponibilidade de escolas de qualidade, creches, universidades e demais instituições de ensino.
  • Saúde: Há hospitais, clínicas e serviços de saúde na região? Qual a UBS mais próxima?
  • Lazer e cultura: Quais os espaços culturais, opções de lazer, esportes e eventos na cidade? Por exemplo, parques, museus, cinemas, pistas de skate, feirinhas gastronômicas etc.
  • Infraestrutura: É fundamental conferir a disponibilidade de serviços básicos, como, por exemplo, água, energia, saneamento, transporte público e vias bem estruturadas (preferencialmente com ciclovia).
  • Localização: Avaliar a proximidade da cidade com praias, outras cidades importantes, aeroportos e vias de acesso. Por exemplo, aqui destacamos São José (pela proximidade à capital e o fácil acesso a outras regiões) e Balneário Camboriú (pela proximidade a dois aeroportos).
  • Custo de vida: Considere o preço dos imóveis, do aluguel, da alimentação, do transporte público e de outros gastos diários que você terá. Principalmente se for sua primeira vez morando sozinho.
  • Ambiente natural: Por fim, veja se a cidade conta com belezas naturais, como praias, montanhas, parques e áreas verdes, que proporcionam qualidade de vida e opções de lazer ao ar livre.

Você também pode gostar de ler:
Quer morar no Canadá? Então conheça 10 ótimas opções de cidades para morar no país

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

dezessete + doze =